Pesquisa mostra que 91% dos usuários avaliam como positiva a operação do Eixo Anhanguera

Com o objetivo de mapear o índice de satisfação dos usuários do Eixo Anhanguera – principal corredor de transporte coletivo intermunicipal da região metropolitana da capital – o Mova-se realizou uma série de pesquisas no segundo semestre deste ano, onde foi mapeado que 91% dos usuários avaliaram como positiva a operação no Eixo. Mais de 1500 pessoas foram ouvidas de forma espontânea. 

Desde julho, um acordo operacional firmado entre a Metrobus (empresa que opera o Eixo Anhanguera), a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e as empresas privadas (Rápido Araguaia, Viação Reunidas e Cootego) tem possibilitado a ampliação da frota que atende ao corredor, com o fortalecimento de 54 ônibus articulados seminovos e outros seis zero quilômetros. 

“O reforço da frota tem o objetivo de conferir maior agilidade e conforto aos usuários do Eixo Anhanguera, enquanto trabalhamos com a licitação da locação que vai substituir a atual frota por uma totalmente elétrica, zero poluente, mais moderna e confortável”, explica o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo, Adriano da Rocha Lima.   

Dinâmica

A primeira etapa da pesquisa abordou virtualmente mais de 500 pessoas, entre os dias 16 e 18 de agosto, que responderam espontaneamente a enquete, por meio das mídias sociais. Em seguida, no dia 15 de setembro, a RedeMob Consórcio promoveu uma entrevista com 211 pessoas, nos terminais mais movimentados do Eixo: Padre Pelágio e Praça da Bíblia. No dia 20 de agosto, a pesquisa conseguiu ouvir 405 pessoas nos mesmos terminais. A última etapa ocorreu no dia 10 de novembro, onde 475 pessoas foram ouvidas nos terminais Padre Pelágio, Bíblia e Novo Mundo.

A compilação de todos os dados mostrou que 86% dos usuários querem que a operação de fortalecimento da frota continue. 75% dos usuários ouvidos aprovaram as alterações feitas nos últimos meses; 70% dizem preferir os novos ônibus que estão em operação. 

Os atuais resultados foram compilados com exatos dois meses da realização da última pesquisa de satisfação, o que evidencia que as soluções empreendidas para a melhoria do Eixo têm sido bem avaliadas pela população. Antes das medidas, apenas 30% dos usuários avaliavam positivamente a operação no corredor. Em setembro, esse índice foi de 73%, e agora 91%.

 

Números

• 67% do pesquisados reprovaram a operação da Metrobus antes da entrada dos novos ônibus;

• 68% aprovaram os novos ônibus em operação

• 56% perceberam e avaliaram positivamente o aumento no número de viagens

• 70% preferem os novos ônibus em relação aos da Metrobus

• 86% querem que a operação conjunta continue

• 91% avaliam como positivo a operação atual no Eixo Anhanguera

• 75% aprovaram as alterações feitas na operação do Eixo Anhanguera

Governo na palma da mão

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