Marconi e Rollemberg autorizam ampliação do Sistema Corumbá
Na primeira agenda oficial, depois de retornar de missão oficial a Portugal, o governador Marconi Perillo e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinaram hoje de manhã, em Valparaíso, ordem de serviço conjunta dos dois governos para a ampliação do Sistema Corumbá, que vai regularizar o abastecimento de água tratada em seis municípios do Entorno Sul, em Goiás e seis cidades do Distrito Federal. Nessa etapa serão investidos R$ 104,9 milhões, por meio de parceria entre a Saneago e a Caesb. A obra vai beneficiar os municípios de Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia, em Goiás, e Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal.
Outros quatro atos foram assinados pelos dois governadores. O primeiro, um protocolo de intenções entre a Agrodefesa de Goiás e a Secretaria de Agricultura do GDF visando aprimorar a inspeção sanitária, certificação e trânsito de produtos agropecuários nos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). O segundo, um acordo de cooperação com a Companhia de Desenvolvimento e Planejamento de Brasília (Codeplan) para estudo sócio econômico da população do Entorno. Também foi assinado o ato de convocação da 1ª Conferência de Manejo dos Rejeitos Sólidos do Entorno, a cargo do Consórcio de Rejeitos Sólidos, a ser realizada nos dias 22 e 23 de outubro deste ano. Por fim, a Associação dos Municípios Adjacentes do Entorno (Amabi) apresentou proposta de criação de um consórcio de Saúde, para o qual pediu apoio dos governadores de Goiás e de Brasília.
Na solenidade, Marconi disse que o dia de hoje representa “um marco” nas relações de Goiás com o Distrito Federal, com a completa afinação dos dois governadores, que tomaram posse em janeiro e já se reuniram pelo menos seis vezes. “É também um dia emblemático porque eu acompanho a história dessas obras, que estão sendo retomadas hoje, há pelo menos 29 anos”, lembrou Marconi, ao citar que há 16 anos, quando chegou ao governo pela primeira vez, foi convidado pelo então governador Joaquim Roriz, que apresentou na época o projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV. Marconi fez um histórico do sistema Corumbá de abastecimento de água tratada, que deve beneficiar as populações dos dois Estados, com investimentos totais de mais R$ 400 milhões.
“Nós estamos tendo a capacidade de prever fatos com a crise hídrica”, afirmou Marconi, ao garantir que o Sistema Corumbá proporcionará água tratada para a população do Entorno de Brasília pelas décadas que virão. Também reafirmou a continuidade das parcerias com o governador do Distrito Federal. “Dia mais feliz do meu governo”, discursou Rodrigo Rollemberg, ao repetir uma máxima que tem marcado as aparições dele na região: “Tudo que é bom para o Entorno é bom para o Distrito Federal”.
Participaram da comitiva do governador a Valparaíso o vice-governador José Eliton, os secretários Vilmar Rocha (Meio Ambiente e Cidades), Valcenor Braz (Desenvolvimento do Entorno), Lêda Borges (Secretaria Cidadã), o presidente da Saneago, José Taveira Rocha, o deputado federal Célio Silveira (PSDB), o deputado estadual Diego Sorgatto (PSD) e prefeitos dos 22 munícipios da região.
Gabinete de Imprensa do Governador