Luziânia sedia 1º Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal (DF)
O 1º Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal (DF) reuniu autoridades e especialistas para apontar soluções para os problemas enfrentados pela população dessas cidades, como transporte público e trânsito. O evento foi realizado nesta terça-feira (28/5) na Câmara Municipal de Luziânia.
O encontro foi realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), e Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria do Entorno do Distrito Federal, além da Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás, com o apoio da Prefeitura de Luziânia.
Entre os temas discutidos, estava a prevenção de acidentes de trânsito, uma vez que eles resultam na sobrecarga do sistema de saúde pública com a ocupação dos leitos de urgência e emergência e representam ônus para o Poder Público.
Neste sentido, o debate se concentrou na necessidade de adoção de medidas de segurança viária, como a construção de ciclovias e de espaços que priorizem o passeio público em detrimento dos veículos, para proteger principalmente pedestres e ciclistas.
De acordo com o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Miguel Angelo Pricinote , o objetivo do encontro é descentralizar as discussões sobre saúde e mobilidade urbana de Goiânia e da Região Metropolitana.
“Até o ano passado, os fóruns goianos foram realizados todos na capital. A partir deste ano, teremos vários encontros para aproximarmo-nos mais da realidade daqueles que vivem na cidade e seus problemas para saber como o Estado de Goiás pode auxiliar e formular políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos”, diz.
Responsável pela organização do evento, o gerente de Políticas de Transporte para o Entorno do DF, Jean Damas, afirma que esse foi o primeiro de muitos. “Entendemos que é importante debater e desenvolver projetos para dar melhor qualidade de vida às pessoas que moram na região através de uma mobilidade ativa de qualidade, transporte coletivo de qualidade. Precisamos vencer problemas históricos que o Entorno do Distrito Federal tem”, diz.
Transporte público
Um dos gargalos enfrentados pelas cidades da região é o transporte público precário. Por isso, o Governo de Goiás sugere a criação de um consórcio interfederativo com a participação do Governo do Distrito Federal e a União. Por meio do novo modelo de gestão, seria possível instituir o subsídio para complementar o preço da passagem e fazer investimentos em infraestrutura, assim como acontece na Região Metropolitana de Goiânia.
O gerente de Políticas para Cidades do Entorno do Distrito Federal, Matheus Duarte de Oliveira, destacou a importância da integração no transporte. “Este evento foi importante para reforçar a importância do consórcio interfederativo, tornar o transporte integrado fisicamente e por tarifa, além de discutir as grandes obras de infraestrutura de mobilidade como o BRT de Luziânia, que foi aprovado pelo PAC”, comenta.
Participaram da mesa de abertura a consultora do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Miguel Angelo Pricinote, a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), Nayara Coimbra, o chefe de Gabinete da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, Gleiston de Paula, a representante da Universidade Estadual de Goiás, professora doutora Angélica de Amorim Romacheli, gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Magna Maria de Carvalho, e o superintendente municipal de Trânsito de Luziânia, Marcelo Lemes de Assis.