Governo de Goiás realizará a 1ª reunião do Consetram em 2025

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), realizará a primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Transporte e Mobilidade (Consetram) de 2025, com sede em Goiânia. Os preparativos, a programação e as sugestões de tema para o encontro foram discutidos durante audiência entre o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo, Miguel Ângelo Pricinote, e a secretária-executiva do Consetram, Silviane Ienichiaki, e a gerente de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana de Goiânia, Camilla Mota, nesta quarta-feira (11/12), na manhã desta quarta-feira (11/12).

O Consetrans é um órgão consultivo que tem como objetivo participar da formulação, da implementação e da avaliação das políticas públicas do setor de transportes e do planejamento nacional de transportes; coordenar e articular as ações de interesse comum da União, dos Estados e do Distrito Federal no setor de transportes; realizar fóruns, seminários, conferências, cursos e outros eventos de interesse setorial ou nacional em matéria de transportes; entre outros.

O convite para sediar o evento partiu do subsecretário Miguel Pricinote. “A importância é discutir com o Brasil inteiro os nossos avanços e também trocar experiência com os outros estados. Os problemas são parecidos, principalmente mobilidade urbana e infraestrutura, principalmente dentro de regiões metropolitanas. Nosso propósito é mostrar o que estamos fazendo, ouvir contribuições, críticas e também aprender com cada um que estará aqui apresentando seus cases de sucesso”, afirma Pricinote.

Silviane afirmou que é uma honra realizar o encontro em Goiânia. “Estamos muito felizes porque foi justamente aqui nesta cidade, no ano de 2006, que passamos de fórum para conselho. Então, é de suma importância não só o prestígio que estamos recebendo, mas também os temas de elevado interesse que serão discutidos”, comenta.

Entre os assuntos que serão debatidos no encontro, estão o projeto Nova RMTC (investimentos no transporte por meio de recursos do subsídio), a reorganização do modelo de governança do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, e os avanços em relação à descarbonização, por meio da eletrificação da frota e estudos com utilização do gás biometano desenvolvidos pelo Instituto Mauro Borges (IMB), como fonte de energia limpa.

O encontro com a participação de várias autoridades deve ocorrer na segunda quinzena de fevereiro, em local ainda a ser definido.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo