Governo de Goiás participa da sexta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Com o intuito de aprimorar conhecimento técnico, o Governo de Goiás participará como apoiador do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, previsto para ocorrer entre os dias 16 e 18 de abril em Chapecó, Santa Catarina. O evento irá promover um espaço de conexão entre instituições governamentais, empresas e pessoas envolvidas na cadeia produtiva do biogás e mostrar as tendências de negócio e sustentabilidade do setor. A participação no Fórum ocorrerá por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, sob os cuidados da Secretaria-Geral de Governo (SGG).
Com o intuito de mostrar as iniciativas de negócio, desenvolvimento e sustentabilidade voltadas para o aproveitamento do biogás para aplicações energéticas, o Fórum contará com painéis de debates com 10 eixos temáticos principais: Descarbonização da cadeia de proteína animal; Centrais de processamento de resíduos orgânicos; Valorização de atributos do biogás; Biogás na geração de energia elétrica; Conexão biogás e hidrogênio; Capacitações técnicas e mercado de trabalho; Biometano – Estratégias regionais de negócios; Do micro ao macro: entendendo a microbiota; Biogás bem feito; e Estratégias de valoração do digestato.
“Nosso objetivo é o de incentivar o uso de biogás em Goiás, especialmente no meio rural, incentivando empreendedores dessa área a adotarem fontes sustentáveis, como biomassa, biogás e biometano. Para nos mantermos atualizados sobre as principais tendências no setor produtivo de biogás em outras regiões do país, estamos enviando um representante da Subsecretaria”, afirma o Subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, Renato Lyra.
Além dos eixos temáticos, o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano promoverá visitas técnicas às plantas de biogás instaladas nos municípios de Chapecó, Concórdia, Videira e Treze Tílias. Também haverá encontros e reuniões entre agentes da cadeia produtiva do biogás.
O que é biogás
Uma das fontes de energia renovável é o biogás. Formado a partir da decomposição de matéria orgânica por microrganismos – como resíduos agrícolas, resíduos de alimentos, lodo de esgoto, esterco animal, entre outras fontes –, o biogás é uma mistura de gases, sendo seu principal componente o metano (geralmente, entre 50% e 70% do volume total).
Além de seu uso como fonte renovável para o aquecimento da água da caldeira ou da estufa, o biogás pode ser purificado para produção do biometano. Esse gás possui qualidade similar ao gás natural e pode ser injetado na rede de gás natural ou usado diretamente em veículos movidos a gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (GLP).