Governo de Goiás orienta prefeitos do Sudoeste Goiano a desenvolver projetos de cidades inteligentes por meio de PPP´s
O subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Renato Lyra, participou de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (6/6), com a participação de um grupo de prefeitos da Região Sudoeste de Goiás para discutir a implementação do projeto de cidades inteligentes em seus municípios. O encontro, que integra o “Circuito Cidades Inteligentes – Rumo às Cidades do Amanhã”, ocorreu na sede da Prefeitura de Rio Verde.
Lyra explicou que o Governo de Goiás atua em duas frentes no sentido de oferecer apoio aos municípios que manifestarem interesse em aderir ao projeto de cidades inteligentes. Uma das iniciativas constitui o Plano Estadual de Cidades Inteligentes, lançado na semana passada, que vai mapear e fazer um diagnóstico dos 246 municípios goianos.
Além disso, a equipe da Subsecretaria Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da SGG se dispõe a fazer visitas a pedido dos representantes dessas localidades. “Hoje foi apresentado aqui o modelo de PPP´s de cidades inteligentes que tem feito sucesso no Brasil e leva a novos investimentos e até redução de custos para as prefeituras.Nossa missão é fazer com que essas prefeituras conheçam o nosso projeto. Ficamos à disposição para dar suporte técnico e até jurídico para que consigam implementar esses projetos e fomentar, no caso de municípios menores, a criação de consórcios para viabilizar de forma mais econômica esses projetos”, complementa.
O prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, e o deputado estadual Lucas do Vale participaram da reunião.
“O pressuposto de cidade inteligente é conectar as pessoas e depois usar a tecnologia para entregar serviços públicos de alta resolutividade e tentamos fazer isso todos os dias aqui em Rio Verde. Estou feliz por Rio Verde sediar esse evento”, afirma Carrijo.


