Governo de Goiás mira em eficiência energética da Ceasa

* Fotos Edinan Ferreira

A Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa) vai receber duas obras necessárias para conferir a sua eficiência energética, de forma sustentável e mais econômica. As ordens de serviço para a execução de um biodigestor e uma usina fotovoltaica para atender a sua demanda energética foram assinadas pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado, em solenidade na última quarta-feira (30/03). "As entregas realizadas nesta noite marcam um novo momento para a Ceasa", declarou o titular da SGG.

Em seu discurso, Adriano fez questão de explicar aos presentes as vantagens advindas com a implantação dos dois componentes energéticos. O biodigestor vai permitir que todo resíduo orgânico produzido na Ceasa, ao invés de ser descartado na forma de lixo, sirva para alimentá-lo. Em seu processamento, resulta em biogás que pode ser utilizado para alimentar os veículos que trafegam na Central, ou ser revertido na forma de energia renovável e sustentável. E o resíduo gerado pode ser utilizado como fertilizante, a ser distribuído para os produtores que abastecem a Ceasa.

“Isso representa um ciclo sustentável e virtuoso de transformação energética daquilo que antes não tinha valor algum. Isso mostra a importância que é dada pelo Governo na questão ambiental e de redução de custos”, avaliou Rocha Lima.

Em sua última visita à Central, o governador Ronaldo Caiado anunciou um aporte de R$4 milhões para a instalação do biodigestor. Já a usina fotovoltaica faz parte do Plano Estadual de Eficiência Energética do Estado de Goiás e prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões, o que garantirá a Ceasa 100% de independência em relação ao consumo de energia.

“Em 47 anos, estamos vendo pela primeira vez um governo preocupado com as melhorias necessárias para a Central. Fomos colocados como prioritários no plano de eficiência energética do Estado. E isso demonstra a confiança e credibilidade que o atual governo deposita no trabalho que todos nós estamos desempenhando”, comemorou o diretor- presidente da Ceasa, Lineu Olímpio.

Homenagem

No intuito de reconhecer o valor das pessoas que fazem parte da história da Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa/GO) foi realizada a primeira edição da entrega da “Medalha de Honra Mérito do Abastecimento”, que homenageou 33 personalidades que contribuíram para o crescimento do entreposto de Goiânia, nesses 47 anos de existência.

Entre os homenageados estavam autoridades do Estado de Goiás, concessionários, produtores, permissionários e servidores do administrativo da empresa. Na ocasião haverá ainda a inauguração da agência da Sicoob Lojicred, cooperativa de crédito, em parceira com a Ceasa, e que visa atender trabalhadores e visitantes.

Segundo o presidente da Ceasa/GO, o objetivo foi homenagear pessoas que, de forma direta ou indireta, seja com trabalho ou acreditando no potencial da empresa, investiram e ajudaram a fazer da Ceasa Goiás o mais importante entreposto do Centro-norte e o 5º maior do Brasil.

O gestor adiantou que nessa edição foram 33 homenageados, mas o objetivo é realizar o evento periodicamente, haja vista serem muitas as pessoas que fazem parte da história do entreposto de Goiânia. “Da autoridade política, ao grande concessionário, servidores e até movimentadores de mercadoria, ninguém pode ser esquecido, porque a Centrais é cada um dos entes que trabalham pela empresa”, completa Lineu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo