Goiás apresenta crescimento recorde no setor de serviços em março
O volume de serviços em Goiás cresceu 3,1% em março de 2025, na série com ajuste sazonal, registrando a terceira maior alta do país e a melhor variação para o mês, desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o aumento foi ainda mais expressivo (7,7%), o maior em 19 meses. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (14/5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e validados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
A atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi também a que mais contribuiu para a alta em relação a março de 2024. O segmento cresceu 13,7% na comparação anual, desempenho que não era superado desde agosto de 2023 (17,5%). O grupo inclui os transportes rodoviário de cargas e de passageiros, aquaviário e aéreo, além de serviços de armazenagem, correios e outras atividades de apoio logístico.
“Esse crescimento recorde é fruto dos esforços contínuos da gestão estadual em fortalecer o setor de serviços, com investimentos em tecnologia e qualificação de mão de obra”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
A pesquisa também aponta o crescimento dos serviços prestados às famílias (10,4%), com atividades como alojamento e alimentação, e de outros serviços (5,3%) que abrangem gestão de resíduos e de esgoto, atividades imobiliárias, auxiliares dos serviços financeiros e de apoio à agricultura, pecuária e produção florestal. O grupo de serviços de informação e comunicação apresentou crescimento de 0,4%.
No recorte das atividades turísticas, Goiás registrou alta de 2,9% em março, o nono maior crescimento do país, na série com ajuste sazonal. Em relação a março de 2024, o avanço foi de 6,9%. Os acumulados do ano e dos últimos 12 meses também permaneceram positivos, com variações de 5,8% e 5,5%, respectivamente.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.


