”Conectando o Futuro”, promovido pela SGG, aborda inovações em Cidades Inteligentes em Goiás
A Secretaria-Geral de Governo do Estado de Goiás (SGG), por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, promoveu na tarde desta quinta-feira (8/8) a palestra “Conectando o Futuro: Cidades Inteligentes em Goiás”. Realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o evento reuniu autoridades governamentais, líderes empresariais e especialistas para explorar o futuro das cidades inteligentes no Estado.
O objetivo foi mostrar a importância de aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos por meio da tecnologia, uso de dados, sustentabilidade e engajamento da população. O subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, Renato Lyra, enfatizou a necessidade de integrar inovação tecnológica com políticas públicas para transformar as cidades goianas em modelos de eficiência e sustentabilidade.
“A ideia é promover economia, governo e sociedade mais digitais, facilitando a digitalização, melhorando o atendimento e ampliando a acessibilidade. O trabalho integrado é fundamental para estruturar uma sociedade verdadeiramente inteligente. Cada eixo, como governança, saúde, economia, entre outros, requer uma série de aplicações inovadoras em infraestrutura, conectividade e energia, que possam estimular novos métodos de aplicação e crescimento urbano”, destaca Lyra.
Os participantes discutiram temas essenciais como segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade. Um dos pontos altos foi a mesa redonda sobre “Política Pública e Oportunidades para Cidades Inteligentes”, que contou com a mediação de Athos Vinicius Ribeiro, coordenador de Inovação do SEBRAE Goiás, e a participação de Maurício Pimentel, professor e especialista na área, Yuri Giustina, diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, e Raquel Cardomone, CEO da Bright Cities.
O evento também apresentou casos de sucesso de cidades brasileiras. Jorge Luiz Marreiros, secretário de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia, e Letícia Diniz Domingues Lima, secretária adjunta de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, compartilharam experiências práticas que estão transformando suas cidades em referência no país.
Empresas de tecnologia também desempenharam um papel importante, apresentando soluções que podem impulsionar o desenvolvimento urbano em Goiás. Entre os participantes estavam Ricardo Carrion Mansano, CTO de Governo da Huawei Technologies; Rodrigo Fernandes, gerente executivo de setor público para o Centro-Oeste da Google; Renato Carlos Coutinho, gerente sênior de desenvolvimento de negócios IoT & 5G da TIM; e Marcos Porto, gerente de vendas da América Latina da Vaisala.