Bilhete Único começa a valer neste sábado e marca o início de uma série de mudanças no transporte coletivo
* Fotos Edinan Ferreira
A partir deste sábado, dia 02, o usuário do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana começa a ganhar mais opções e maior liberdade para chegar ao seu destino. Entrará em vigor o Bilhete Único, que permite ao passageiro escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, podendo trocar de ônibus sem necessariamente passar pelos terminais. E mais: dentro de um período de 2h30 (150 minutos a contar da primeira validação), não há restrição para trocas de linhas, podendo ser realizadas até 4 (quatro) integrações gratuitas em qualquer um dos quase 7.000 pontos de ônibus da região metropolitana de Goiânia.
Em determinadas situações, será possível ao passageiro otimizar o seu trajeto utilizando outras opções de integração entre linhas independente de terminais, podendo gerar redução no tempo da viagem, desde sua origem até seu destino. Serão impactados positivamente com esta novidade mais de 20% dos usuários que utilizam diariamente a rede de transportes coletivos.
O governador Ronaldo Caiado, em solenidade de apresentação das vantagens do novo modelo de bilhetagem, mencionou que a região metropolitana vai contar com o que há de mais moderno no sistema de transporte público, inspirado em soluções já implementadas na Europa. “Estamos trazendo para Goiás soluções que já foram testadas no continente europeu e que deram certo. No momento em que o custo do transporte é um dos que mais pesa no orçamento das famílias, estamos custeando parte da passagem, juntamente com as prefeituras envolvidas, para que o cidadão siga com o preço congelado da tarifa”, declarou.
O secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, fez um retrospecto sobre as atuais mudanças pelas quais o transporte coletivo tem passado nesta gestão, e que estão lhe conferindo modernidade, agilidade e eficiência.
“Estamos modernizando as formas do usuário do transporte coletivo usufruir do sistema, dando a ele liberdade de utilizar outras rotas, sem que ele precise se deslocar até um terminal para isso. Isso demonstra o cuidado que estamos conferindo ao usuário do sistema, que sofria pela falta de soluções inovadoras e integradas para melhor atendê-lo”, reflete o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima.
Outra inovação anunciada pelo titular da SGG é o lançamento do edital para locação de ônibus elétrico, que vão incrementar a frota do Eixo Anhanguera a partir do segundo semestre deste ano. “A eletrificação da frota, em estudo pela Metrobus, e recentemente aprovada em sessão deliberativa da CDTC, condiz com o projeto de modernização do principal eixo de mobilidade da capital e região metropolitana”, afirma Rocha Lima.
Funcionalidade do bilhete único
Estudos feitos pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) mostrou que a flexibilização de embarque e desembarque durante os trajetos permite uma redução de até 50 minutos no tempo da viagem. “Por isso que estamos trazendo nesta nova fase do transporte na capital esse modelo, que confere mais agilidade e conforto ao usuário. Essa era uma das maiores reivindicações dos usuários hoje”, avalia o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.
Abreu ainda explica que o bilhete único será a primeira modalidade dentre as novidades previstas a entrar em operação pois a pandemia deixou mais evidente a importância de se reduzir o volume de pessoas dentro dos terminais, afim de se evitar as aglomerações.
A mudança para o Bilhete Único será automática a partir da 00:00 do dia 02/04, não necessitando da troca do Cartão Fácil atualmente em uso pelos usuários, ou seja, o usuário do serviço não precisa praticar nenhuma ação para ter os benefícios do Bilhete Único.
No primeiro acesso nos ônibus e terminais, o sistema fará o registro no cadastro da biometria facial, a qual possibilitará o uso adequado do Bilhete Único. Serão capturadas fotos do usuário, as quais serão confrontadas com o cadastro e, caso o usuário não seja o titular do cartão, o benefício será bloqueado por uso indevido. Não será mais possível a venda de crédito de viagens para outro usuário e nem permitido o empréstimo do benefício a um terceiro. O Bilhete Único é pessoal e intrasferível.
Uma programação especial para oferecer atendimento e orientação aos passageiros na escolha da melhor rota será realizada em vários locais alternadamente durante todo o mês de abril. As ações iniciam no sábado, das 06 às 14h20, no Terminal Bandeiras, e serão retomadas a partir de segunda-feira, dia 04, no Terminal Cruzeiro, também no mesmo horário. Ao longo do mês serão contemplados todos os demais terminais de integração, estações do Eixo Anhanguera e alguns pontos de embarque e desembarque, como o 421, na rodovia GO-040; o 33, na BR-153 (próximo a Mabel); e o 280, na Avenida T-63 (em frente à Petz).
Profissionais do Redemob Consórcio, responsável operacional da nova modalidade, esclarecerão dúvidas dos usuários quanto ao benefício do Bilhete Único, explicações e orientações para descobertas de novos trajetos para seus destinos finais e distribuição de folder explicativo sobre a nova solução de pagamento.
Como encontrar novas rotas
Para descobrir novos caminhos, os usuários podem utilizar o aplicativo SiMRmtc, disponível na Play Store e Apple Store, ou utilizar o Google Maps. Basta inserir a origem e o destino da viagem desejada no aplicativo para conferir as diversas opções de rotas. A partir daí é só escolher o trajeto que melhor lhe atender o desejo de viagem.
“A partir de hoje será um período de aprendizagem para os usuários do transporte público coletivo, que poderão descobrir novas rotas para seus destinos, inclusive podendo gerar economia de tempo. O usuário poderá subir e descer dos ônibus várias vezes, durante duas horas e meia, em qualquer ponto de ônibus, sem ter que pagar outra passagem, e isto é um grande benefício. As possibilidades de novos trajetos são quase infinitas, pois variam de acordo com as origens e os destinos das pessoas. Importante que os usuários façam simulações, pois somente assim descobrirão novas possibilidades de planejar e escolher melhor suas viagens”, destaca o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Colettivos, Tarcísio Abreu.
Para o presidente esta nova implantação de bilhetagem inteligente é urgente pela transformação, liberdade e redução de custos que ela promoverá na vida dos usuários do transporte público coletivo. “Era urgente uma melhoria para os usuários. Claro que ainda falta muito para realizar, mas se olharmos as possibilidades do Bilhete Único já vai aliviar muito, o tempo de espera dos ônibus, passagem serão mais baratas e viagens mais rápidas”, ressalta.
Um simples exemplo de deslocamento que pode ter grande economia de tempo de viagem é ir do Jardim Guanabara ao Campus da Universidade Federal Goiás (UFG). Sem o Bilhete Único, o passageiro precisa cumprir um enorme trajeto negativo (vermelho no mapa abaixo), até o Terminal Bíblia.