A Representação vira base de prefeitos no programa “Força Tarefa”
Muitos esforços têm sido empreendidos para resolver os graves problemas que aflingem os municípios da Região Metropolitana do Distrito Federal, mas quatro personagens se destacam nesta empreitada: governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), senador Gim Argello (PTB), diretor superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, e o secretário da Representação do Governo de Goiás no DF, André Clemente.
O anúncio na semana passada do governo federal de que as prefeituras vão receber R$ 400 milhões para projetos de infraestrutura animou os prefeitos. “E sinalizou o quanto Goiás, mesmo num período de escassez de recursos, conquistou o respeito dos órgãos federal por sua rigidez no controle de gastos, visando os investimentos prioritários ao desenvolvimento econômico e social”, reforçou André Clemente.
Na reunião de quarta-feira, 6, para definir o Estatuto do novo Consórcio Público da Região Integrada do Entorno do Distrito Federal (Ride), vários prefeitos e secretários municipais participaram. Os dois principais lideres da Ride, prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD), e o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB), mesmo em diferentes reuniões, sempre ressaltam o papel de união em busca de solução para os graves problemas nos municípios. “Sem recursos federal fica difícil atender tantas demandas da população. Agradeço ao governador Marconi, senador Gim, ao governo do DF e os deputados de meu partido por este mutirão de recursos para Águas Lindas”, frisou Hildo.
O Consórcio da Ride vai abranger os municípios de Goiás que se localizam na região metropolitana do DF, e vai exercer as atividades de planejamento dos serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos e de drenagem e manejo das águas pluviais na área do DF e dos municípios consorciados que não têm condições de arcar sozinhos com esses custos.
Hildo disse que através desse consórcio, a cidade vai melhorar não apenas no âmbito ambiental mas também da saúde. “Além de participar do consórcio, nós pretendemos implantar em breve a coleta seletiva da cidade, tudo pensando no bem estar de nossa comunidade.”
O evento contou com a participação do secretário do Gabinete da representação de Goiás no DF, André Clemente; do secretário do Distrito Federal para o Entorno Arquicelso Bites; dos prefeitos de Água Fria, João de Deus; de Cocalzinho, Alair Ribeiro; do presidente da Associação dos Municípios Adjascentes do Distrito Federal (Amab) e prefeito de Planaltina, José Olinto Neto; e representantes dos governos do DF e Goiás.
Veja a matéria em: