Governança Tecnológica é destaque na gestão de projetos governamentais
A busca por uma gestão eficiente e produtiva dos projetos governamentais ganhou destaque com a implementação da Governança Tecnológica pela Gerência Central dos Escritórios de Projetos. Durante uma reunião realizada recentemente, os líderes dos PMOs Setoriais e suas equipes foram apresentados a ferramentas reconhecidas mundialmente, cujo objetivo é aprimorar o gerenciamento desses projetos.
Com o intuito de profissionalizar as operações e otimizar os resultados, a Governança Tecnológica preconiza a padronização das ferramentas utilizadas no gerenciamento de projetos governamentais. A proposta visa aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança dos processos, além de assegurar a conformidade e reduzir os custos operacionais. A integração de informações e a colaboração entre as áreas envolvidas também são enfatizadas, com o objetivo de capacitar toda a rede para atender às diversas demandas.
Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Após uma criteriosa pesquisa, a Gerência Central dos Escritórios de Projetos justificou a escolha das ferramentas adotadas para a gestão de projetos governamentais. Estas auxiliam em várias etapas da governança: o gerenciamento de portfólio, programas e projetos; comunicação dinâmica, unificada e assertiva; análise de dados; e produção de relatórios, que auxiliam na tomada de decisão do governo estadual.
Com o objetivo de profissionalizar a gestão de projetos do governo, as ferramentas recomendadas neste encontro, sobre Governança Metodológica, indicam as melhores opções para cada elemento do gerenciamento de projetos: Cronograma, Comunicação, Aplicação de Metodologias Ágeis e Inteligência de Dados.
Um dos principais focos é garantir a assertividade e a segurança na gestão de projetos. Por isso, as ferramentas recomendadas abrangem elementos como elaboração de cronogramas, comunicação eficaz, aplicação de metodologias ágeis e utilização inteligente de dados. Além disso, é ressaltada a importância de proteger os dados gerados, contribuindo para a tomada de decisões do governo e, consequentemente, para a melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos goianos.
Suporte, Treinamentos e Mentorias
A Gerência Central dos Escritórios de Projetos é responsável pela coordenação e apoio aos projetos governamentais, tem como missão primordial buscar a excelência na gestão e garantir a eficiência na execução das iniciativas. Por meio da Governança Tecnológica e do uso de ferramentas internacionalmente reconhecidas, o órgão almeja otimizar as atividades dos PMOs Setoriais, proporcionando uma governança efetiva e resultados de qualidade para o Estado de Goiás.
Para que o Programa PMO Goiás alcance os resultados esperados, será oferecido capacitações relacionadas às ferramentas sugeridas pela Governança Tecnológica: Microsoft Project (PPM) e GOMAP, esta última em parceria com a Superintendência de Monitoramento, da Secretaria-Geral de Governo (SGG).
Por fim, a Gerência Central dos Escritórios de Projetos oferecerá suporte e mentoria na utilização destas ferramentas, para que os prazos do Programa sejam respeitados e para que as entregas sejam as melhores possíveis.