Governo de Goiás conquista mais dois prêmios nacionais por oferta de serviços digitais ao cidadão
Após ser reconhecido como estado mais digital do Brasil, Goiás conquistou mais dois primeiros lugares no Prêmio Gov.Digital 2024, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC). O Estado venceu a categoria de melhor solução “Orientada ao Cidadão”, com o projeto “Meu PEP”, e a categoria “Baseada em Inteligência Artificial”, com o projeto “Susi: LLM e RAG como Assistente Virtual na SES/GO”. As soluções tecnológicas foram criadas pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria-Geral de Governo (SGG).
Para o governador Ronaldo Caiado, os prêmios confirmam que o Goiás se firma cada vez mais como um polo de inovação em Governo Digital. “Quando recebi o Estado, Goiás era o penúltimo em posições de digitalização dos serviços à população. Esse trabalho avançou e se consolidou, oferecendo ao cidadão acesso facilitado a todos os serviços públicos”, frisou. Na quinta-feira (8/8), Goiás já havia sido anunciado como primeiro lugar no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital – 5ª Edição.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirma que a premiação é resultado de esforços conjuntos entre o Governo de Goiás e dos servidores da área de Tecnologia da Informação. “Agradeço demais ao governador Ronaldo Caiado por todo o apoio que ele tem dado ao longo desses anos. Em 2019, o Estado de Goiás ocupava as últimas posições neste ranking. Fomos crescendo até atingir o primeiro lugar. Agradeço também toda a equipe de TI do Estado por toda a sua dedicação, comprometimento e competência para alcançar esse resultado”, diz.
O título de estado mais digital do País, conforme destaca, traz uma grande responsabilidade para com a população. “E agora, todos sabem que nós aumentamos o sarrafo e a nossa responsabilidade aumentou também. Porque agora temos que mostrar cada vez mais que o Estado mais digital do Brasil vai continuar atendendo o cidadão, com mais serviços, e levando bem-estar para o cidadão”, assegura.
A entrega dos prêmios foi realizada durante o 51º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (Secop 2024), realizado no Rio de Janeiro. “É um prêmio para o cidadão, porque traz transparência dos serviços de saúde oferecidos à população”, destacou o secretário de Saúde, Rasível Reis. Ele pontuou ainda que, com a tecnologia, o cidadão consegue ter acesso ao que realmente necessita.
As soluções implementadas pela SES, em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral de Governo (SGG), tiveram como foco auxiliar a população com informações. Luiselena Esmeraldo, superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES, explica que o Meu PEP fornece ao cidadão os seus próprios dados de saúde, como resultado de exames, consultas agendadas, prontuários de internação, tudo acessado pelo portal expresso.go.gov.br. Já a Susi é uma assistente virtual (bot) que facilita o acesso à base de dados da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública.