7ª edição do Etos.IA Provocações discute os desafios éticos das cidades inteligentes
A 7ª edição do Etos.IA Provocações, realizada nesta quinta-feira (27/03), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reuniu especialistas, acadêmicos, representantes da sociedade civil e líderes públicos para debater sobre como os principais desafios éticos das cidades inteligentes e como a inovação tecnológica e a Inteligência Artificial (IA) estão moldando o futuro das cidades.
A abertura do evento foi realizada pelo controlador-geral do estado, Marcos Tadeu, que enfatizou a importância da discussão sobre o tema.
“Hoje tivemos um debate fundamental sobre a aplicação ética da inteligencia artificial nas cidades inteligentes. Refletimos sobre como a IA pode atender as necessidades das pessoas e quais são as oportunidades e implicações dessa inovação, pois estamos em um ambiente aonde as cidades precisam atender às pessoas”, pontuou.
O primeiro painel dessa edição do Etos.IA Provocações teve o tema central “Quando as cidades perdem a alma: ainda existe um projeto coletivo?”, e contou com a mediação do diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anderson Borges, e com a participação do mestre em Administração, Pedro Telles, e da assistente social e mestre em Gestão e Políticas Públicas, Renata Aparecida.
Já o segundo tema debatido no encontro foi “Segurança, mobilidade urbana e privacidade: estamos preparados para usar a IA?”, com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, do representante do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG, Arlindo Galvão, da pós-doutora em Mobilidade Urbana, Érika Kneib, e do cientista da computação e especialista em Economia Criativa, Gestão Pública e Orçamento, Alberto Peres Neto.
“Esse debate de hoje foi fundamental, pois estamos em um momento em que a sociedade busca utilizar a tecnologia para resolver seus maiores desafios. No entanto, precisamos refletir sobre os aspectos de segurança e ética. Discutir esse tema de forma aprofundada é essencial para entender a perspectiva do cidadão e aplicar a tecnologia de maneira eficaz, tornando Goiás uma referência não apenas na área de tecnologia, mas também no uso responsável dela”, pontuou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Sobre o evento
O Etos.IA Provocações é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa conta com o apoio da Unesco e do Grupo Jaime Câmara, além do patrocínio da Saneago.


