6ª edição do Etos.IA Provocações reúne especialistas para debater sobre conexões sustentáveis
“Conexões Sustentáveis: agro, água e IA em debate” foi o tema central da 6ª edição do Etos.IA Provocações, realizado na manhã desta terça-feira (28/01), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O encontro reuniu especialistas que debateram sobre soluções para os problemas ambientais da atualidade, como o uso racional da água pelo setor do agronegócio e propostas do emprego da Inteligência Artificial para assegurar a sustentabilidade no campo.
O evento contou com dois painéis, o primeiro intitulado “Agro e Água – Caminhos para conexões sustentáveis”, que contou com a participação da secretária estadual de meio ambiente, Andreia Vulcanis, do secretário estadual de Agricultura, Pedro Leonardo, além dos especialistas José Roberto (diretor técnico da empresa Agropecuária Terra Alta) e Francisco Jardim (cofundador e sócio da SP Ventures), referências em inovação e sustentabilidade no campo.
O segundo painel teve como tema “Energia, Água e IA: os desafios e oportunidades para o Brasil”, e contou com a presença do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que mediou o debate entre a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato, e o especialista em gestão de manutenção de sistemas essenciais, Vladimir Ramos.
O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, enfatizou sobre a importância do debate. “Essa discussão é fundamental. Precisamos usar a inteligência artificial a nosso favor, pensar nos desafios e propor soluções para o meio ambiente, usando a tecnologia como um aliado no processo de evolução, visando o bem da ética, do meio ambiente e das futuras gerações”, afirmou Adriano.
O secretário Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destacou a importância de buscar por soluções inteligentes. “O nosso estado possui uma série de diferenciais competitivos. Falar sobre as conexões sustentáveis é extremamente relevante, pois destacamos o nosso potencial de utilização das tecnologias de irrigação com o objetivo principal de diversifica as cadeias produtivas. Além disso, também podemos proporcionar sustentabilidade ambiental ao sistema de produção e melhorar a viabilidade econômica e a competitividade em Goiás mediante a adoção de tecnologias inovadoras voltadas ao uso racional das fontes hídricas.”
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, também falou sobre a importância do debate e destacou sobre como a água é o centro de todos os desafios referentes às mudanças climáticas no estado. “As previsões já indicam que Goiás está sofrendo uma escassez hídrica. Portanto, estabelecer uma discussão sobre como envolver a ética, a tecnologia e a inteligência artificial em busca soluções para cuidarmos da nossa água e garantir um futuro sustentável e equilibrado é muito importante”, destacou.
Sobre o evento
O Etos.IA Provocações é um evento organizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), em parceria com a Universidade Federal de Goiás, e tem o apoio institucional do Grupo Jaime Câmara e Unesco. A iniciativa conta com o patrocínio da Saneago e da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás( Adial).


