Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina – PECEBT

Coordenadora – Fiscal Agropecuário Médica Veterinária Sivane Dorneles Miranda

Contato (62) 3201-2348

pecebt.gesan.agrodefesa@goias.gov.br e gesan.agrodefesa@goias.gov.br

A relação dos médicos-veterinários cadastrados na AGRODEFESA para realizar a vacinação nos diversos municípios do Estado de Goiás está disponível em Médicos Veterinários Cadastrados no Serviço Veterinário Oficial – PECEBT .

1) Objetivos

  • Baixar a prevalência e a incidência da brucelose (Prevalência da brucelose em GO) – 18,73% (2016)

  • Baixar a prevalência e a incidência da tuberculose bovina e bubalina (Prevalência da tuberculose em GO) – 3,43% (2013)

  • Promover a qualidade sanitária dos produtos de origem animal e um alimento seguro oferecidos aos consumidores.

2) Estratégia de ação

  • Vacinação obrigatória das bezerras bovinas e bubalina, na faixa etária de 03 a 08 meses de idade;

  • Controle do trânsito INTER e INTRAESTADUAL de bovinos e bubalinos;

  • Certificação voluntária de propriedades LIVRES;

  • Atividades de Educação Sanitária.

Ficha técnica Brucelose 

Ficha técnica Tuberculose 

3) Vacinação contra Brucelose

Instrução Normativa Nº02/2025 (CLIQUE AQUI) – Dispõe sobre o processo de vacinação contra brucelose no Estado de Goiás, em atendimento as novas diretrizes do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. 

A vacina é executada apenas por médicos veterinários devidamente cadastrados como Responsáveis Técnicos (RT’s) pela vacinação junto à AGRODEFESA.

Orientações para cadastramento de responsável técnico para realizar a vacinação contra brucelose – Instrução Normativa N° 05/2024 (CLIQUE AQUI)

Requisitos:

  • Ser médico veterinário inscrito junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás e não possuir vínculo com Serviço Veterinário Oficial – SVO

  • Documentos necessários (anexar dentro do Sidago pelo acesso ao GOV.BR) – MANUAL (CLIQUE AQUI):
    1. Cópia (frente e verso) da carteira do CRMV/GO;
    2. Certidão negativa junto ao conselho atualizado;
    3. Comprovante de endereço atualizado.
  • Cadastro de auxiliar de médico veterinário (vacinador):
    1. Para o cadastro de auxiliar de vacinação, o médico veterinário responsável deverá realizar o cadastro do auxiliar diretamente no Sidago, utilizando seu próprio acesso, conforme orientações no manual disponível acima. 
    2. Caso, ao informar o CPF do auxiliar, o sistema não localize cadastro existente, deverá ser encaminhado um e-mail para: pecebt.gesan.agrodefesa@goias.gov.br , com os seguintes documentos anexados: 
    3. Ficha de registro de auxiliar (CLIQUE AQUI);
    4. Documento pessoal (com foto);
    5. Comprovante de endereço atualizado.

Aviso importante:

Devido a prioridade para implantação do módulo informatizado do PECEBT/GESAN os cadastramentos e recadastramentos estão sendo liberados no período de 3 dias úteis, condicionada à apresentação da documentação completa pelo solicitante.

4) Realização de exames de brucelose e tuberculose – orientações para habilitação ao PNCEBT/GO – CLIQUE AQUI

1° passo: O médico veterinário realiza o curso de Diagnóstico de Brucelose e Tuberculose. 

2° passo: O médico veterinário solicita a Habilitação após a entrega do certificado de conclusão do curso.

No estado de Goiás o curso é ofertado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), contatos:

Professor Álvaro: Telefone: (62) 3521-1581 / E-mail: alvaro.ferreira@ufg.br

A solicitação de habilitação para atuar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, na realização de exames diagnósticos, deverá ser realizada diretamente no Portal de Serviços do Governo Federal/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA no link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/habilitar-se-para-atuacao-no-programa-nacional-de-controle-e-erradicacao-da-brucelose-e-da-tuberculose-animal-pncebt.

Após a realização dos trâmites no Portal do MAPA, o médico veterinário devidamente habilitado no PNCEBT é cadastrado no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás – SIDAGO. A documentação necessária para cadastro do médico veterinário habilitado no SIDAGO é a mesma exigida no cadastro de Responsável Técnico para a vacinação contra Brucelose. Desta forma, acessando o Sidago pelo GOV.BR irá anexar a documentação abaixo solicitada. 

  • Documentos necessários para cadastro de Médico Veterinário Habilitado (MVH):
    • Portaria de habilitação emitida pelo MAPA;
    • Cópia (frente e verso) da carteira do CRMV/GO;
    • Certidão negativa junto ao conselho;
    • Comprovante de endereço atualizado.
    • Todo documento emitido pelo médico veterinário habilitado obrigatoriamente deve conter o carimbo padrão.

OBS: Em caso de dúvidas sobre a Portaria de Habilitação para realização de exames de brucelose e tuberculose, emitida pelo MAPA, entrar em contato com a Dra. Eveline, pelo telefone (62) 3221-7324 / (62) 3221-7208 ou pelo e-mail eveline.xavier@agro.gov.br . 

  • Para descredenciamento do PNCEBT, realizar a solicitação via plataforma LECOM do Ministério da Agricultura e Pecuária.

LISTA DE ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ANTÍGENOS EM GOIÁS:

Atualmente, todos os procedimentos relativos a solicitação de compra de insumos nas revendas autorizadas pela AGRODEFESA e a emissão de atestados de exames são realizados eletronicamente.

LISTA DE LABORATÓRIOS CREDENCIADOS PARA BRUCELOSE – CLIQUE AQUI 

5) Normas para trânsito interestadual de bovinos e bubalinos referentes à brucelose e tuberculose

  • Exigências relacionadas à brucelose:
  • Para o trânsito interestadual de bovinos e bubalinos destinados à reprodução deve ser exigida apresentação de atestado negativo a teste de diagnóstico para brucelose, efetuado, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da movimentação, para:
    I) fêmeas a partir dos 24 meses quando vacinadas com a vacina B19;
    II) fêmeas e a partir dos 8 meses de idade quando vacinadas com a vacina RB51 entre 3 e 8 meses de idade;
    III) fêmeas não vacinadas; ou
    IV) machos a partir de 8 meses,
  • O atestado de exame negativo deverá permanecer anexado à via da GTA que acompanha os animais. Excluem-se dos testes os animais procedentes de estabelecimento de criação livre de brucelose, devendo ser preenchido no campo 16 “certificado nº”” o número do certificado.
  • Para fins de trânsito interestadual de bovinos e bubalinos com destino a estados classificados como risco muito baixo (A0, A1, A2 e B3) ou risco desprezível (A3) para brucelose é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para brucelose para qualquer finalidade, exceto abate imediato. Ficam dispensados da exigência animais oriundos de estados classificados como risco muito baixo ou risco desprezível para brucelose, exceto para reprodução, e animais oriundos de estabelecimentos de criação livres de brucelose.
  • Observação Importante:
    O emissor deve ficar atento à validade do atestado de exame para saber se o referido documento ficará válido durante todo o trânsito do(s) animal(ais). Não deverá ser emitida GTA utilizando exames com vencimento previsto durante o período de transporte.
  • Exigências relacionadas à tuberculose:
    Deve ser exigida a apresentação de atestado negativo a teste de tuberculose, efetuado, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da movimentação, para machos e fêmeas a partir de seis semanas de idade, destinados à reprodução quando em trânsito interestadual.
  • O atestado de exame negativo deverá permanecer anexado à via da GTA que acompanha os animais. Excluem-se dos testes os animais procedentes de estabelecimento de criação livre de tuberculose, devendo ser preenchido no campo 16 “certificado n°” o número do certificado. Para fins de trânsito interestadual de bovinos e bubalinos com destino a estados classificados como risco muito baixo (A0, A1, A2 e B3) ou risco desprezível (A3) para tuberculose de acordo com a tabela 6 da Instrução Normativa nº 10 de 03/03/2017 é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para tuberculose para qualquer finalidade, exceto abate imediato.
  • Ficam dispensados da exigência animais oriundos de estados classificados como risco muito baixo ou risco desprezível para tuberculose, exceto para reprodução, e animais oriundos de estabelecimentos de criação livres de tuberculose. Exige-se a apresentação de atestados com resultado negativo aos testes de brucelose e tuberculose para animais destinados à aglomerações de animais. Animais destinados a feira ou esporte poderão ser dispensados da apresentação de atestados com resultado negativo, a critério do serviço veterinário estadual e considerando as particularidades do evento e a condição sanitária do estado. Para os referidos eventos pecuários, estão isentos da exigência de apresentação de atestados, com resultado negativo aos testes de brucelose, animais castrados e os animais procedentes de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose.

6) Instrumentos Legais  PECEBT e  PNCEBT

Ato Data Assunto
IN MAPA 30/2006 07/06/2006 Regulamenta as normas para habilitação de médicos veterinários do setor privado para atuação junto ao PNCEBT.Revoga:
Instrução Normativa nº 55, de 04/08/2004
Instrução Normativa nº 10, de 15/01/2004.
IN AGRODEFESA 07/2013 17/04/2013 Dispõe sobre o Estudo Epidemiológico da Tuberculose Bovina e Bubalina no Estado de Goiás.
IN MAPA 19/2016 10/10/2016 Estabelece o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT e a Classificação das Unidades da Federação de acordo com o grau de risco para as doenças brucelose e tuberculose.CLASSIFICAÇÃO DAS UNIDADES FEDERATIVAS QUANTO AO RISCO PARA BRUCELOSE E TUBERCULOSE – 2022
IN MAPA 10/2017 03/03/2017 Institui o Regulamento Técnico do PNCEBT.
IN MAPA 34/2017 08/09/2017 Definir os requisitos e critérios para a realização do diagnóstico de
brucelose, por meio dos métodos do Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), do Teste
do 2 – Mercaptoetanol (2-ME), do Teste do Anel em Leite (TAL), do Teste de Polarização
Fluorescente (FPA) e do Teste de Fixação do Complemento (CFT), a serem adotados pelos
laboratórios pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado
de Atenção à Sanidade Agropecuária, em atendimento ao Programa Nacional de Controle e
Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

VACINAS EXIGIDAS PARA EVENTOS

  Vacinas e exames exigidos para eventos.
IN AGRODEFESA 05/2024 27/06/2024 Dispõe sobre o cadastro unificado junto à AGRODEFESA de médicos veterinários e outros profissionais de nível superior, sem vínculo empregatício com o Serviço Veterinário Oficial – SVO, para fins de responsabilidade técnica, emissão de Atestados de Vacinação e de Exames, bem como demais documentos zoossanitários exigidos pela defesa sanitária animal.
IN AGRODEFESA 02/2025 19/05/2025 Estabelece normas para controle da brucelose e tuberculose bovina e
bubalina no Estado de Goiás.
MANUAL PARA CADASTRO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS – MÉDICOS VETERINÁRIOS 02/09/2024 Este manual tem por objetivo instruir sobre o cadastro de Médicos Veterinários como Responsáveis Técnicos, para acesso ao sistema Sidago

MANUAL PARA CADASTRO DE LATICÍNIOS E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS DE PROPRIEDADES

16/09/2024 Este manual tem por objetivo instruir os procedimentos para cadastro de laticínios no sistema SIDAGO, para extração de informações sanitárias das propriedades rurais que sejam suas fornecedoras, e, ainda, tratar de como o produtor rural autorizará este acesso.

MANUAL FLUXO DO LANÇAMENTO DO INSUMO DE BRUCELOSE PELA REVENDA E ATESTADO DE BRUCELOSE PELO MÉDICO VETERINÁRIO.

01/10/2024 Fluxo do Lançamento do Insumo de Brucelose pela Revenda e Atestado de Brucelose pelo Médico Veterinário.

RECEITUÁRIO PARA COMPRA DE VACINA CONTRA BRUCELOSE
(B19/RB51)

19/05/2025 ANEXO IV – Receituário para compra de vacina de Brucelose
(B19/RB51)

CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES LIVRES – DE BRUCELOSE; DE TUBERCULOSE; OU DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE. 

  Procedimento Operacional Padrão para Certificação de Propriedades Livres – de Brucelose; de Tuberculose; ou de Brucelose e Tuberculose. 

7) Documentos referentes à UEEA

Ato Data Assunto
OFÍCIO-CIRCULAR Nº 57/2022/DSA/SDA/MAPA 21/07/2022 Atualização dos procedimentos para exportação de produtos de origem animal para a União Econômica Euroasiática – UEE
OFÍCIO CIRCULAR CONJUNTO DIPOA/DSA N.° 03/2022 24/08/2022 Procedimentos de inclusão de dados das propriedades com coleta de amostras para pesquisa de Brucelose, Leucose Bovina e Tuberculose. Exportação de produtos de origem animal para a União Econômica Euroasiática – UEEA. Adita o Ofício Circular N° 57/2022/DSA/SDA/MAPA

8) Procedimentos para indenização nos casos de Tuberculose

Ato Data Assunto
Habilitar produtor rural para recebimento de indenização: clique aqui N/A Trata-se de serviço de pagamento de indenização pelo governo federal a produtor rural que teve animais abatidos ou sacrificados por ocorrência de determinadas doenças (como Peste Suína Clássica, Febre Aftosa e Tuberculose) previstas na Lei n° 569/48, Decreto n° 24.548/34 e IN n° 50/13.
NOTA TÉCNICA Nº 16/2020/MAPA 15/07/2020 Indenização de bovinos e bubalinos positi vos para tuberculose causada por
Mycobacterium bovis
OFÍCIO-CIRCULAR Nº 43/2020/DSA/SDA/MAPA 17/07/2020 Indenização de tuberculose no âmbito do PNCEBT

 

Governo na palma da mão