Fiscais participam de treinamento em transporte e armazenamento de produtos fitossanitários
Com o objetivo de treinar o Fiscais Estaduais Agropecuários (FEAs) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, ocorreu na última quinta-feira (22), o treinamento de Logística de Produtos Fitossanitários – Armazenamento e Transporte. O evento foi realizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), no Alphapark Hotel, em Goiânia. A ação faz parte do Termo de Cooperação Técnica entre Agrodefesa a Andav assinado neste ano.
Para o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, a parceria com a Andav é próspera e muito positiva para os fiscais. “É uma alegria para a presidência ver essa sala cheia e ter a certeza que a cada dia nossos fiscais ficam ainda mais capacitados e habilitados para fazer uma defesa de qualidade”, disse ele.
Segundo Arthur, muitas vezes são observados somente os problemas no serviço de defesa e não são contabilizadas as conquistas. “Sem dúvidas, temos conquistado muitas vitórias em prol da defesa agropecuária goiana. O resultado é o alimento seguro que chega aos consumidores”, acredita o presidente. Ele afirma que o trabalho dos fiscais está em toda parte. “Nas lojas agropecuárias, frigoríficos, viveiros, lavouras, insumos, entre outros. Em tudo a defesa está presente”, diz Arthur.
Ele diz ainda que falar do transporte e armazenamento de produtos fitossanitários é fundamental para os fiscais. “O conhecimento adquirido nesses treinamentos só reforça o papel do fiscal na sociedade, que é o de zelar pela agricultura e pecuária de forma consciente e positiva”, ressalta o presidente.
O coordenador executivo da Andav, Ademir da Silva, avalia a parceria como resultado do trabalho exercido pelos fiscais no campo. “As atividades desenvolvidas por todos os fiscais nos conscientizaram da necessidade da parceria. É uma honra para Andav poder proporcionar mais conhecimento aos fiscais por meio deste treinamento”, avalia Ademir.
O dia de trabalho foi voltado para as palestras, que foi ministrada pela Química, Eva Cancissu Moraes. A Química possui um amplo conhecimento e 30 anos de experiência na área de armazenamento e transporte de insumos agrícolas. A especialista falou sobre os requisitos das normas de armazenamento de produtos fitossanitários e transporte, quando são classificados como perigosos de acordo com os termos da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Texto: Leydiane Alves / Fotos: Cleomar Nascimento – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa