Agrodefesa realiza treinamento de médicos-veterinários de apoio para inspeção em frigoríficos

Capacitação promovida pela Agrodefesa reforçou conhecimentos técnicos e sanitários, incluindo orientações sobre segurança do trabalho e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs)

Novos médicos-veterinários de apoio e gestores da Agrodefesa no encerramento da capacitação: reforço na inspeção estadual (Foto: Agrodefesa)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou, entre os dias 5 e 8 de maio, a capacitação de médicos-veterinários de apoio em inspeção de Produtos de Origem Animal (POA). Os profissionais, contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado nº 019/2024-Sead-Agrodefesa, passam a integrar as equipes do Serviço de Inspeção Estadual em frigoríficos. Promovido na sede da Agência, em Goiânia, o treinamento abordou temas relacionados à inspeção de produtos de origem animal, educação sanitária, ética no serviço público, procedimentos técnicos e sanitários e segurança do trabalho. Os novos servidores foram recebidos pelo presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e os diretores Rafael Vieira (Defesa Agropecuária) e Renan Willian (Gestão Integrada).

No encerramento da capacitação, o diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos profissionais que atuam na inspeção permanente. “A atuação da equipe de inspeção em frigoríficos é fundamental dentro do conceito de saúde única, pois assegura a qualidade da carne e a segurança alimentar da população”, afirmou. O gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana, também ressaltou a importância da qualificação contínua dos servidores. “Treinamentos periódicos são essenciais para padronizar os procedimentos operacionais e garantir a correta aplicação das normas higiênico-sanitárias nos estabelecimentos frigoríficos”, enfatizou.

No primeiro dia da programação, na terça-feira (5/5), os participantes acompanharam palestras sobre ética, postura profissional, conduta funcional e responsabilidades técnicas e administrativas no exercício da função, ministradas pelo chefe da Procuradoria Setorial da Agrodefesa, Fellipe Batista. O diretor de Gestão Integrada, Renan Willian, explicou detalhes do funcionamento da Agência e destacou a importância da padronização de procedimentos. Também foram apresentados temas ligados a direitos e deveres dos servidores, orientações administrativas e operacionais, comunicação institucional, relacionamento com a indústria e padronização das condutas técnicas adotadas pela Gerência de Inspeção da Agência.

Na quarta-feira (6/5), o fiscal estadual agropecuário Thiago Faustino conduziu atividades relacionadas à legislação sanitária aplicada à inspeção, estrutura organizacional e fluxo decisório do serviço de inspeção, além das atribuições do médico-veterinário oficial e de apoio. Durante o dia, foram discutidos ainda temas como integração entre inspeção oficial e programas de autocontrole, rotinas de inspeção ante mortem e post mortem, identificação de lesões, critérios técnicos para julgamento e destinação de carcaças, fluxo operacional de abate e atuação no Departamento de Inspeção Final (DIF).

A programação de quinta-feira (7/5) teve início com a palestra “Educação Sanitária como Ferramenta Estratégica na Inspeção Permanente: do Cumprimento de Normas à Transformação de Condutas”, ministrada pela gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga. Em seguida, Thiago Faustino apresentou orientações sobre o Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago), incluindo inserção de dados nosológicos, fluxo de registros oficiais, responsabilidade sobre informações sigilosas e boas práticas na utilização do sistema.

Na sexta-feira (8/5), a programação do treinamento contou com curso sobre segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de orientações sobre segurança do trabalho em estabelecimentos frigoríficos. As instruções foram ministradas pelo engenheiro de Segurança e Medicina do Trabalho da Agrodefesa, Maicon Correia. Durante a atividade, também foi realizada a entrega dos equipamentos aos médicos-veterinários, além de um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos participantes.



Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás
Siga a Agrodefesa no Instagram: @agrodefesa
Acesse o canal de notícias da Agrodefesa no Whatsapp: Agrodefesa Goiás

Governo na palma da mão