AGRODEFESA REALIZA TREINAMENTO SOBRE O ÁCARO VERMELHO DAS PALMEIRAS




















AGRODEFESA REALIZA TREINAMENTO

SOBRE O ÁCARO VERMELHO DAS PALMEIRAS

Raoiella indica

 

 

A Agrodefesa realizou no dia 23/03/2017, o treinamento O ácaro vermelho das palmeiras, Raoiella indica – aspectos gerais, histórico no Brasil, detecção e identificação“, ministrado pela Dra. Denise Navia, pesquisadora do Cenargen, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para 72 (setenta e dois) fiscais, visando a execução de levantamento fitossanitário para detecção da ocorrência desta praga no estado de Goiás, conforme critérios determinados na Instrução Normativa Federal n.º 14 de 06/04/2010.

Esta praga foi identificada recentemente (12/12/2016) em plantas de coco não comerciais, nas margens da rodovia GO 020, sentido Bela Vista de Goiás/GO. O ácaro vermelho das palmeiras, por ser considerada uma espécie invasora, representa uma ameaça às nossas palmeiras, cultivadas e nativas, e aos cultivos de banana e ornamentais tropicais. Suas infestações causam amarelecimento, necrose e ressecamento completo das folhas, podendo causar a morte das plantas jovens e queda de produção nas plantas adultas. A disseminação desta praga ocorre através da atividade humana, pelo transporte de material vegetal infestado, uso de implementos agrícolas e circulação de pessoas em áreas turísticas. Em condições naturais a longas distâncias, os ácaros se disseminam através do vento ou de insetos e aves que visitam as plantas ou, a curtas distâncias, caminhando em uma planta ou entre plantas próximas.

Após o levantamento fitossanitário, a ser realizado pela Agrodefesa, caso esta praga venha a ser detectada em plantas de importância econômica para o estado de Goiás, como em áreas de coco e banana, haverá a restrição do trânsito de plantas hospedeiras e suas partes (frutos) obrigando a emissão de Permissão de Trânsito Vegetal – PTV com Declaração Adicional.

Assim, esperamos com este levantamento atestar a sanidade e qualidade da produção goiana, adotando as medidas legislativas e fitossanitárias necessárias.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo