GOIÁS RECEBE O STATUS FITOSSANITÁRIO DE “ÁREA COM PRAGA AUSENTE” PARA O CANCRO CÍTRICO (Xanthomonas citri subps. citri)
















GOIÁS RECEBE O STATUS FITOSSANITÁRIO DE “ÁREA COM PRAGA AUSENTE” PARA O CANCRO CÍTRICO (Xanthomonas citri subps. citri)


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA reconheceu oficialmente o status fitossanitário de “Área com Praga Ausente” para Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subps. citri) no estado de Goiás, conforme Resolução n.º 2, de 14 de março de 2017 – MAPA publicada no Diário Oficial da União no dia 17/03/2017.

 

O levantamento fitossanitário para detecção do cancro cítrico foi realizado por 30 (trinta) Fiscais Estaduais Agropecuários, conforme os critérios da Instrução Normativa Federal n.º 37/16, em 41 (quarenta e uma) propriedades comerciais, ou seja, em 10% (dez) das propriedades comerciais cadastradas e inspecionadas 20% (vinte por cento) das plantas cítricas de cada área, sendo ainda, inspecionadas 16 (dezesseis) propriedades não comerciais dentro do raio de 1 km das respectivas propriedades, totalizando 57 (cinquenta e sete) propriedades rurais localizadas em 28 (vinte e oito) municípios com as áreas cítricas mais representativas do estado.

Além das propriedades, todas as plantas dos 06 (seis) viveiros de produção de mudas cítricas cadastrados no Estado foram inspecionadas pela Coordenação do Programa de Citros.

O status fitossanitário de “Área com Praga Ausente” para Cancro Cítrico atesta a sanidade dos frutos e mudas cítricas produzidas em Goiás colocando o estado numa posição de destaque frente ao cenário nacional da citricultura, assegurando a comercialização interestadual da produção goiana de citros.

A Diretoria Executiva da Agrodefesa, juntamente, com a Gerência de Sanidade Vegetal – GESAV cumprimenta os Fiscais Estaduais Agropecuários pela relevância do serviço de defesa sanitária vegetal que vem sendo realizado na fiscalização/inspeção nos pomares e viveiros bem como no trânsito, resultando no reconhecimento do status fitossanitário de “Área com Praga Ausente”para Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subps. citri) no estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo