Plataforma digital da Agrodefesa, Sidago garante 3º lugar no Prêmio de Inovação do Setor Público

Ferramenta moderniza e facilita acesso a serviços, além de reforçar caráter inovador da defesa agropecuária goiana

O diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian Martins, e o gerente de Tecnologia da Informação, Carlos Howes, recebem o Prêmio de Inovação do Setor Público das mãos do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. Foto: André Bianchi

O Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), ferramenta desenvolvida pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), conquistou o 3º lugar na categoria “Inovação Estadual” do Prêmio de Inovação do Setor Público. A cerimônia de entrega da distinção ocorreu nesta terça-feira (2/9), em Goiânia. A Agrodefesa foi representada pelo diretor de Gestão Integrada, Renan Willian, e pelo gerente de Tecnologia da Informação, Carlos Howes.

Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Secretaria-Geral de Governo (SGG), o Prêmio de Inovação do Setor Público reconhece soluções criativas e tecnológicas implementadas por órgãos públicos que geram impactos positivos para a população. A solenidade de anúncio dos vencedores contou com a presença de autoridades governamentais e gestores de diversas instituições.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, comemorou a conquista. “O Sidago é fruto de anos de dedicação dos nossos servidores, que acreditaram no potencial da inovação como motor da defesa agropecuária. Estar no pódio desta premiação é motivo de orgulho e reforça que estamos construindo um caminho sólido para tornar Goiás referência em tecnologia aplicada ao campo”, afirmou.

O diretor de Gestão Integrada, Renan Willian, destacou o caráter coletivo da iniciativa. “Esse resultado não pertence a uma área apenas, mas a toda a Agrodefesa. Mostra que a estratégia de investir em inovação é acertada e que o Sidago vem cumprindo seu papel de modernizar, simplificar e dar mais transparência à gestão agropecuária em Goiás”, ressaltou.

Sobre o Sidago
Criado em 2012, o Sidago unificou a gestão da defesa agropecuária em Goiás, substituindo sistema fragmentados usados para sanidade animal, vegetal, inspeção, fiscalização e áreas administrativas. Ao centralizar as operações em um único ambiente digital, a ferramenta proporciona maior integração, rastreabilidade, agilidade e segurança às ações da Agência.

O gerente Tecnologia da Informação da Agrodefesa, Carlos Howes, enfatizou os avanços proporcionados pelo sistema. “O Sidago é uma plataforma viva, que evolui a cada ano. Essa premiação é um estímulo para continuarmos aprimorando a plataforma e garantindo que ele esteja cada vez mais próximo da realidade dos produtores e das demandas do setor”, comentou.

O Sidago reúne atualmente mais de 220 mil usuários ativos, incluindo produtores rurais, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, empresas, servidores e parceiros. O sistema já foi adotado por 12 estados e pelo Distrito Federal. Outras sete unidades da federação estão em processo de implantação.


Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo