Palestra para servidoras da Agrodefesa estimula melhoria da autoestima e da comunicação
O autoconhecimento, a auto aceitação e a autovalorização pessoal, começando pelos cuidados com o próprio corpo, com a saúde e com o relacionamento com as demais pessoas são caminhos que contribuem para melhorar a autoestima e as formas de comunicação interpessoal. A observação foi feita pela psicóloga Simone Skaff, em palestra que proferiu na manhã de hoje (29/10) para cerca de 50 servidoras da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, no auditório da sede, no Setor Pedro Ludovico.
Por cerca de 90 minutos, a palestrante, que possui formação e amplo conhecimento das áreas de psicologia, educação em saúde e gestão do trabalho, abordou aspectos relacionados com as causas que levam alguém a ter baixa autoestima, crises de isolamento, depressão e outras manifestações que afetam as atividades profissionais e pessoais. Rapidamente, ela enfatizou também a importância da campanha Outubro Rosa, que focaliza o combate ao câncer de mama, mas disse que os cuidados não devem se restringir a esse tipo de problema. mas à saúde corporal como um todo.
Indagações
Ainda com relação à autoestima, Somone Skaff observou que é importante fazer uma leitura com base nos valores, nas crenças e nos conceitos pessoais, levando em conta pilares como auto aceitação, autoconfiança, competência profissional e social e as redes de relacionamento de cada um, como forma de posicionar-se de modo mais positivo frente aos desafios da vida. “Será que estou me deixando para depois de tudo? Para depois dos filhos? Para depois da casa? Depois do trabalho?”, indaga a palestrante como forma de estimular a autoestima de forma mais positiva. Por fim, ela sugeriu que ajuda profissional é muito importante para aquelas pessoas que apresentaram características de baixa autoestima.
O evento na Agrodefesa foi organizado pelo Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade. Na abertura dos trabalhos, a coordenadora do Comitê, Camilla Castro Machado Miranda, falou sobre os objetivos da palestra e aplicou um teste rápido em que as participantes enumeram pontos positivos e negativos pessoais. Alguns relatos foram utilizados ao longo da palestra como ilustrações, ensejando sugestões para a melhoria da autoestima e da comunicação. Ao final, as servidoras participantes puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo da palestra.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546