Curso habilita médicos veterinários para coleta de material em equídeos para exames de Mormo e AIE
Aproximadamente cem médicos veterinários autônomos e da iniciativa privada fizeram hoje (24/9) o Curso de Habilitação para Coleta e Envio de Material de Equídeos para Diagnóstico de Mormo e Anemia Infecciosa Equina – AIE. A capacitação, realizada no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG), foi ministrada conjuntamente pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária e a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás – SFA-GO.
Durante todo o dia, foram proferidas palestras voltadas à habilitação dos profissionais veterinários para coleta e envio de material para diagnóstico de AIE e Mormo. Os trabalhos foram abertos com palestra proferida pelo gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio Amaral Leal, que discorreu sobre o tema Notificação de Doenças e Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA 2017-2026. Ainda no período da manhã, a médica veterinária Luana Batistella Palhais, da Agrodefesa, falou sobre o Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos.
Outras abordagens
No período da tarde, o médico veterinário Wendel Amaral, do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuára e Abastecimento – Mapa, proferiu palestra o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos. Na sequência, a médica veterinária Vanessa Silvestre Ferreira de Oliveira, do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário – LabVet, da Agrodefesa, discorreu sobre o tema Colheita de Material e Diagnóstico de Mormo e AIE. Finalmente, a professora Kate Moura da Costa Barcelos, da Escola de Veterinária da UFG, proferiu palestra sobre Pelagem de Equídeos e Preenchimento de Resenha para Requisição de Diagnósticos.
A habilitação para médicos veterinários da iniciativa privada é obrigatória para aqueles que vão realizar coleta de amostras em equídeos para AIE e Mormo, conforme estabelecido na Instrução Normativa Mapa nº 06/2018 e na Instrução Normativa Agrodefesa nº 06/2018. Os profissionais habilitados por este treinamento estarão aptos a requisitar ao Mapa a emissão de Portaria de Habilitação que garante o cadastramento na SFA-GO e no Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Agrodefesa. O treinamento faz parte do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546