Agrodefesa e SFA-GO/MAPA realizaram no ultimo dia 17 de maio o V curso de habilitação para médicos veterinários da iniciativa privada, no programa nacional de sanidade dos equídeos.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa e a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás – SFA/GO, realizaram no dia 17 de maio de 2019, no auditório da SFA/GO, o quinto Curso de Habilitação de Médicos Veterinários da Iniciativa Privada para Coleta e Envio de Material para Diagnóstico de AIE e Mormo. Na ocasião a Diretora Técnica e de Inspeção Elíria representou o Presidente José Essado. No curso foram abordados detalhes sobre notificação de doenças pelo serviço veterinário oficial, legislação sanitária animal estadual e federal, métodos de colheita de material e diagnóstico de Mormo e AIE, pelagem e avaliação de cronometria dentária de equídeos para preenchimento de resenha com a finalidade de requisição de diagnósticos laboratoriais das doenças alvo do PNSE.

A habilitação de médicos veterinários da iniciativa privada é obrigatória para os profissionais que desejam realizar a coleta de amostras em equídeos para diagnóstico de AIE e Mormo, conforme previsto na Instrução Normativa MAPA n° 06/2018 e Instrução Normativa AGRODEFESA n° 06/2018. Os médicos veterinários habilitados por este treinamento estarão aptos a requisitar ao MAPA a emissão de Portaria de Habilitação, onde estarão cadastrados junto à SFA-GO e junto ao Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos/GESAN da AGRODEFESA.

O treinamento teve duração de 08h e foram treinados um total de 90 médicos veterinários. O sexto curso está previsto para o início de setembro e os interessados poderão se inscrever no Núcleo de Educação Sanitária da AGRODEFESA através do e-mail educacao.sanitaria@agrodefesa.go.gov.br, informando nome completo, número do CRMV, CPF e contato telefônico. Mais informações podem ser obtidas através do (62) 3201-3584.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo