Seds capacita 45 municípios sobre Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Ações promovidas pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher aconteceram nas regiões Oeste e Sudoeste do estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) realizou, nos dias 15 e 17 de setembro, uma capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. As reuniões do Goiás Social aconteceram nas cidades de São Luís de Montes Belos (15) e Acreúna (17), e reuniram 45 municípios das regiões Oeste e Sudoeste Goiano. O objetivo dos encontros é a orientação e fortalecimento das redes de proteção.
A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nas secretarias de Assistência Social, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, forças de segurança e servidores do Judiciário. Durante a reunião, os presentes foram orientados sobre canais de denúncia, tipos de violência e como identificá-las e programas sociais oferecidos pelo Governo de Goiás.
No dia 15, a ação aconteceu em São Luís de Montes Belos e recebeu representantes das cidades de Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Córrego do Ouro, Diorama, Firminópolis, Ivolândia, Moiporá, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas e Turvânia.
No dia 17, foi a vez de Acreúna receber os municípios de Aparecida do Rio Doce, Aporé, Caiapônia, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Porteirão, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São Simão, Serranópolis e Turvelândia.
Para a gerente de Políticas para as Mulheres, Roseli Silveira, esses encontros são fundamentais para que não aconteçam novas situações de violência e para que casos de feminicídio sejam zerados. “Levamos essa formação para que toda a rede trabalhe em conscientização com essas mulheres, incentivando elas a denunciarem e mostrando que não estão sozinhas”, destaca.
Além disso, foram entregues mais de 5,1 mil unidades de absorventes, por meio do programa Dignidade Menstrual, a serem distribuídos para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás


