Seds apresenta Mapeamento das Comunidades Quilombolas de Goiás em evento sobre Desenvolvimento Sustentável
Ação da Semad teve o propósito de planejar e executar políticas públicas de meio ambiente, recursos hídricos, resíduos sólidos e mudanças climáticas no estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) participou, nesta quarta-feira (10/9), da 1ª Oficina de Engajamento do Setor Público para a Estruturação de uma Abordagem Jurisdicional do Desenvolvimento Sustentável em Goiás. A superintendente da Igualdade Racial, Rosi Guimarães apresentou o Mapeamento das Comunidades Quilombolas, levantamento realizado pelas equipes da Seds. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), na área 4 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e reuniu autoridades e representantes da causa ambiental.
O evento teve o intuito de promover um trabalho em conjunto para fazer com que Goiás consiga enfrentar os desafios ambientais, a redução do desmatamento, a preservação da biodiversidade e a diminuição dos impactos das mudanças climáticas. A abordagem visa fomentar o uso consciente dos recursos naturais, o que contribui para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população goiana.
Rosi destacou dados do mapeamento e apresentou os programas do Goiás Social voltados a essa população. “Venho pedir que ao pensar em políticas públicas de qualidade, levem em conta o nosso levantamento. Nós identificamos 12 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, povos originários que estão nessas reservas ambientais. Eles estão produzindo e preservando o meio ambiente, então o nosso desejo é que eles sejam prioridade no recebimento dos recursos”, frisou.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás


