Secretário prestigia lançamento de programa federal em Cavalcante

Acompanhando o governador Ronaldo Caiado, o secretário Marcos Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) esteve em Cavalcante no sábado (14/9) e domingo (15/9), onde prestigiou o lançamento do programa “Município Mais Cidadão” pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. Cabral e Caiado aproveitaram a oportunidade para acompanhar a tradicional romaria religiosa do Vão do Moleque, na zona rural do município.

O novo programa do governo federal contempla uma série de incentivos na área da cultura, do desenvolvimento social e do esporte para beneficiar as regiões mais carentes do país. O programa é inédito e será realizado por meio de parcerias com as prefeituras e o Sistema S. O objetivo é mudar a realidade de vulnerabilidade social com a promoção de festivais de música, de dança e audiovisual; de olimpíadas e de ações para geração de emprego e renda, além da inclusão das pessoas com deficiência, entre outras.

“Esta região possui necessidades maiores, por isso, o Ministério da Cidadania, obedecendo também a uma orientação do presidente Bolsonaro, está vindo para cá com tudo, com toda a nossa estrutura para organizar e executar um plano rápido de apoio”, afirmou o ministro Osmar Terra.O governador Ronaldo Caiado falou da necessidade de a região ser a primeira do país a receber os incentivos. “Falei para o ministro das carências e estamos muito orgulhosos de que essa região do nosso estado seja alavancada pelo programa novo do Ministério da Cidadania”, disse.

Cavalcante, no Nordeste goiano, é considerado um dos 10 mais vulneráveis do estado, de acordo com o Índice Multidimensional de Carências das Famílias (IMCF), levantado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), órgão vinculado à Secretaria de Economia de Goiás.

Representantes dos municípios de Amaralina, Teresina, Colinas do Sul, Monte Alegre, São João D’Aliança, Alto Paraíso e Posse participaram da cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. A secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris, adiantou que técnicos do Ministério da Cidadania estarão nos próximos dias em Cavalcante fazendo um levantamento das vulnerabilidades e demandas da população para inciar a implantação do programa.

Romaria do Vão do Moleque

Na sequência do lançamento do programa do Ministério da Cidadania, o secretário Marcos Cabral acompanhou o governador Ronaldo Caiado na tradicional romaria religiosa do Vão do Moleque, a cerca de 70 quilômetros da cidade.

O festejo popular-religioso ocorre há mais de três séculos em homenagem a Nossa Senhora do Livramento, a santa dos quilombolas que residem na zona rural da cidade, uma das comunidades quilombolas da região de difícil acesso e precárias condições de infraestrutura.

Cabral acompanhou esse momento importante de religiosidade do povo quilombola, especialmente os calungas, juntamente com uma equipe de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). A carência da região não deixou de ser observada por Cabral e o governador Caiado, que enfatizaram as ações articuladas dosgovernos de Goiás e federal junto aos municípios para superar a pobreza histórica da região.

"O Nordeste Goiano está recebendo um carinho que jamais um governante se dispôs a ter com essa região. Com fé em Deus e com muito trabalho, vamos virar a página da pobreza e das carências dessa terra", sublinhou Marcos Cabral.

A festa católica do Vão do Moleque atrai normalmente de 3 a 4 mil pessoas durante seis dias do mês de setembro. De acordo com o secretário de Cultura, Edival Lourenço, esta é uma tradição que remonta ao ciclo do ouro, quando as famílias de escravos se refugiaram na região.Para melhorar o ambiente da festa, o governo montou uma grande estrutura por meio de diversas pastas, como a Seds, Meio Ambiente (Semad) e estatais como a Saneago.

 

Assessoria de Imprensa / Seds

16/09/2019

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo