Projetos de Participação Social

Passe Livre Estudantil (PLE)

O Governo de Goiás fornece o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE), para estudantes de Goiânia, região metropolitana e Anápolis através do site https://www.juventude.go.gov.br/

Para garantir o benefício, o estudante novato deve realizar o cadastramento e fornecer os dados e documentos pessoais. Já o veterano, deve fazer o recadastramento, para atualizar as informações no sistema. O Passe Livre Estudantil é um programa de mobilidade social que contribui com a diminuição da evasão escolar, por meio da oferta de 48 viagens mensais, possibilitando a ida e a volta do estudante, de sua casa até a instituição de ensino. A todos os estudantes cadastrados no PLE serão concedidas, mensalmente, de forma não cumulativa, 48 (quarenta e oito) viagens, sendo renovados integralmente, no 1º (primeiro) dia útil do mês, ou de acordo com o calendário escolar das instituições de ensino. A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

CADASTRO GOIÂNIA
Para dar início no processo, é necessário acessar o site https://www.juventude.go.gov.br/ preencher o formulário e anexar os documentos solicitados (RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto tipo 3×4). A solicitação passará por análise e, após aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt-Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias, a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento Para acompanhar se a solicitação foi aprovada, se existe alguma pendência ou se o cartão já está disponível para entrega, o estudante também pode clicar em “consulta de situação no Passe Livre Estudantil”, no site da juventude.

CADASTRO ANÁPOLIS
Para estudantes de Anápolis, o CADASTRO deverá ser realizado presencialmente, na Sala de atendimento do Passe Livre – Urban, que fica na Sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes em Anápolis, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias: CPF, RG, Comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, no Setor Central. Em Anápolis, todos os contemplados pelo passe livre devem fazer a ativação do benefício junto nas unidades do Vapt-Vupt do município. Agendamento pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento

No caso de RECADASTRO, os estudantes beneficiários do PLE deverão procurar sua Instituição de Ensino, que será responsável por enviar a solicitação á URBAN.

SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA VIA
Solicite a segunda via do cartão conforme instruções abaixo: Faça o login pelo site http://www.sitpass.com.br/portalusuario/admin/login.html e clique em “Cartão Estudante”, após em “Solicitação /Consulta Nova Via”, siga o passo a passo, emita e pague o boleto na valor de R$ 43,00 (quarenta e três reais). Após a identificação do pagamento do boleto da segunda via conta-se 7 dias ÚTEIS para retirada do cartão. Acompanhe no site http://www.sitpass.com.br/portalusuario/admin/login.html em “Cartão Estudante”>”Situação Cadastral” a data e local de retirada do cartão solicitado.

PROCESSO ADMINISTRATIVO
Para desbloquear o cartão Passe Livre Estudantil-PLE, entre no site Sitpass: http://www.sitpass.com.br/portalusuario/admin/login.html Faça o login e vá em processo administrativo para enviar sua justificativa, anexar arquivos e resolver pendências. Sugerimos que o procedimento seja feito pelo computador. O usuário pode anexar até 5 arquivos de até 2MB cada, nas extensões JPG, JPEG, GIF, PNG, PDF. Caso já tenha enviado sua justificativa, acompanhe pelo site o julgamento. A análise é feita pela RedeMob que demora aproximadamente 15 dias para analisar a justificativa. A justificativa deverá ser enviada EXCLUSIVAMENTE pelo site.

CANAIS DE ATENDIMENTO
(62) 3201 9748 (WhatsApp)
(62) 98306 0294 (WhatsApp)
REDEMOB – 0800 648 2222
E-mail: passelivre@goias.gov.br
Site: https://aprendizdofuturo.org.br

Programa Aprendiz do Futuro

O Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás que tem como visão oferecer o maior programa de sócio-aprendizagem do Brasil e do mundo com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.- Jovem produzindo serviços (expresso, apoio a atendimentos, apoio administrativo e informática em Secretarias, Fóruns, Tribunais etc.);- Atendimento às pessoas com deficiência;- Medida preventiva de segurança pública.
Pré-requisitos para participação:
1. Esteja cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio);2. Idade: Complete 14 (quatorze) anos em 2023 até 16 (dezesseis) anos incompletos (15 anos e 11 meses).*A idade máxima não se aplica a aprendizes com deficiência3. Em vulnerabilidade econômico-social;4. Estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular;5. Com renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos ou ½ Salário – per capita;6. Membro da etnia tradicional sendo indígena, quilombola, cigano ou afrodescendente;7. Pertencente à família que possua em sua composição mulher vítima de violência doméstica;8. Sujeito a medidas socioeducativos ou de proteção9. Que esteja inscrito no site https://candidato.edoo.com.br/aprendiz-do-futuro/cadastro10. Família estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal – CadÚnico (a apresentação desse item se torna obrigatória apenas na fase de Contratação).
Cotas:
– Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) – 5% a 10% do total de vagas.
Cota prioritária:
– Candidatos que atendam aos itens 6, 7 e 8, serão considerados prioritários na análise de requisitos de classificação.
Critérios de desempate:
– Renda Familiar / Desempenho Escolar / Maior Idade – (ano, mês e dia) / Ordem de inscrição

Objetivos do Programa:
1. Promover a Inclusão Social;
2. Aumentar a renda familiar;
3. Proporcionar melhoria na qualidade de vida;
4. Garantir a permanência do jovem na escola;

5. Preparar para o exercício da cidadania;
6. Ensinar novas formas de pensar e atuar na sociedade;
7. Contribuir para a formação e qualificação técnico profissional;
8. Colaborar com a construção da personalidade moral e cultural;
9. Trazer novos conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências;
10. Agregar valores como: responsabilidade, cidadania e integridade;
11. Diminuir a probabilidade de envolvimento com criminalidade e drogas.

Canais de Atendimento:

Tele atendimento: 0800-494-1052

Site: https://aprendizdofuturo.org.br

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo