Programa Crédito Social

O que é o Crédito Social? 

O programa do Goiás Social foi lançado em abril de 2021 para estimular o empreendedorismo por meio de transferência direta de recursos. Com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais e econômicas, o Crédito Social é focado na promoção da profissionalização.

O valor do benefício pode chegar a R$ 5 mil, a depender do curso realizado pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além da Seds, o programa é realizado pelas secretarias de Estado da Retomada, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A Seds é responsável por entregar o Crédito Social a públicos atendidos pela secretaria, como quilombolas, lideranças indígenas, ciganos, entre outros. Por meio de parceria com o Sebrae, a Seds promove o curso Aprendendo a Empreender Social, que garante o benefício do Goiás Social a estas populações.

Quais os requisitos para receber o programa? 

  • Ter 18 anos completos ou mais;
  • Ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico e considerado de baixa renda, pobreza ou extrema pobreza;
  • Esteja compreendido pelo Índice Multidimensional da Carência das Famílias (IMCF) do Instituto Mauro Borges – IMB considerado como de média vulnerabilidade social, alta vulnerabilidade social ou complexa vulnerabilidade social; ou, ainda, que seja identificado através de busca ativa dos órgãos de assistência social estadual e municipais como em situação de risco social ou de vulnerabilidade, dentro dos protocolos adotados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas);
  • Nunca ter recebido o Crédito Social de nenhuma Secretaria Estadual que execute o programa (Seapa, Seds e Retomada)

Como funciona o benefício? 

Com benefício no valor de até R$ 5 mil, disponibilizado em uma única parcela, via cartão personalizado e intransferível e que deve ser utilizado para compras em lojas no município ou na região, pois o programa também visa estimular o comércio local.  

Que tipo de produto posso comprar com o dinheiro do cartão?

O benefício é destinado à compra de produtos especificados em planos, definidos de acordo com os cursos concluídos, para a prática da atividade aprendida durante a qualificação ou capacitação realizada gratuitamente pelo Governo de Goiás ou parceiros. Importante salientar que a utilização dos recursos pelo beneficiário se dará única e exclusivamente para viabilizar a realização de despesas voltadas a investimentos, compra de aparelhos, equipamentos, acessórios, máquinas, eletrodomésticos e benfeitorias com o intuito de superação da situação de vulnerabilidade da família.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo