Nota de pesar pelo falecimento do cacique Raul Hawakati Mauri

Com profundo pesar, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) lamenta o falecimento do cacique Raul Hawakati Mauri, ocorrido nesta quinta-feira (3/10). Ele estava internado em um hospital na cidade de São Luís de Montes Belos, no interior goiano, para tratamento de saúde.

Durante muitos anos, Raul Hawakati Mauri foi o maior líder dos Iny-Karajás, na cidade de Aruanã, em Goiás. Ele foi responsável pelo projeto Maurehi que visava a valorização e revitalização da língua Iny Rubè para a formação de estudantes indígenas tanto na língua portuguesa, quanto na língua Iny Rubè.

Raul era professor do Colégio Estadual Indígena Maurehi, que fica na aldeia Buridina. Em 2005, foi um dos responsáveis por articular a licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com lideranças e professores indígenas.

A Seds se solidariza com os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza, e a todos os povos indígenas, em especial aos Iny-Karajás, que perdem um grande líder.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo