Lúcia Vânia lança o Pacto pelo Fim da Violência Contra a Mulher em Jataí
Na solenidade de abertura da IV Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, em Jataí, a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, representou o governo de Goiás e fez o lançamento, no município, do Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, coordenado pela Seds. No evento foi lançado também o Selo Empresa Amiga da Mulher, pela Associação Comercial e Industrial de Jataí (Acij).
Com o tema Liberte-se! Você não está sozinha, o Projeto Colmeia: Empoderamento Feminino, com o apoio da Prefeitura de Jataí, cuida da programação da Semana, que será de 11 a 28 de março, em diversos pontos da cidade. O objetivo é promover e fortalecer a rede de acolhimento a mulheres vítimas de violência em Jataí. A ideia-central do projeto é o empreendedorismo como forma de enfrentamento à violência doméstica.
“É lamentável que ainda estejamos chorando a morte de tantas mulheres vítimas de feminicídio; o que aumenta a importância da iniciativa do governador Ronaldo Caiado de lançar o Pacto. Sabemos que o enfrentamento à violência contra a mulher passa por uma mudança cultural, pelo combate sistemático ao machismo. E é isso que estamos propondo nesse momento: uma conscientização sobre a necessidade de nos unirmos para avançar no combate a esse crime covarde que não faz distinção entre as mulheres”, disse a secretária Lúcia Vânia, em seu pronunciamento, no auditório do Sesc, ao explicar para os presentes o Pacto, que foi adotado pelo município.
Na cesta de serviços voltados ao combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, do governo estadual, constam, além do Pacto, que é gerido pela Seds, operações policiais; campanhas publicitárias; aplicativos para segurança feminina ou para denúncias; envolvimento de entidades municipais, estaduais e federais; além de investimentos em infraestrutura e capacitação de servidores e agentes da sociedade civil envolvidos em tudo que é relacionado à defesa e ao combate à violência contra a mulher.
Prefeito de Jataí, Vinícius Luz agradeceu à secretária pelos atendimentos recebidos no governo de Goiás e ressaltou a disposição para outras parcerias como esta em defesa dos direitos da mulher. “Nossa gestão criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. E Jataí foi dos primeiros a aderir ao projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, em parceria com o Tribunal de Justiça e o governo, e, também, a ter a Patrulha Maria da Penha, graças à Polícia Militar.”
O presidente da Acij, Francis Barros, entregou selos a empresários que já fazem parte do programa Empresa Amiga da Mulher e explicou que ele será concedido a todas que estiverem conectadas com o projeto de empreendedorismo para mulheres vítimas de violência doméstica. “Uma semente para combater o grande problema que é a violência contra a mulher.”
Na solenidade de abertura da IV Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, foram ministradas duas palestras, uma com a promotora de Justiça de São Paulo, Fabíola Sucasas Covas, e outra com a digital influencer Wanessa Cruvinel.
Participaram também a superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Seds, Rosi Guimarães; a vice-prefeita de Jataí, Simone Gomes; a deputada estadual Lêda Borges; a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Jataí, Sabrina Rampazzo de Oliveira; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Jataí, Layla Milena Oliveira Gomes; e o promotor de Justiça da Comarca de Jataí, Paulo Brondi, e outras autoridades.