Gracinha Caiado entrega certificados a pessoas idosas que concluíram curso do Cidadão Tech 60+
Programa tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital para a população com mais de 60 anos de idade
Foto: Carol Costa
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou nesta quarta-feira (18/09), os certificados do Cidadão Tech 60+, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Ao todo, 86 idosos de Goiânia, Senador Canedo e Santo Antônio do Descoberto receberam o documento.
“O mundo é digital, se fala tanto em inovação em todos os lugares, mas, por outro lado, ainda existem pessoas sem condições de sair desse caminho vulnerável porque não tiveram oportunidade de aprender. Tenho certeza que essa medida para que a inovação também seja um esforço social será um sucesso em Goiás e também no Brasil”, afirmou Gracinha Caiado.
O objetivo do programa é promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade. “A tecnologia move o mundo e define o futuro. As redes não foram pensadas para pessoas da nossa idade. São complexas. Nada foi fácil e não será, mas, diante das dificuldades, estamos ultrapassando as barreiras com esse apoio. Seremos a geração de idosos tech”, projetou a formanda Cleusa Alves de Souza, de Senador Canedo.
Foto: Secom
O curso tem 60 horas de carga horária, em que os alunos aprendem a manusear aplicativos como WhatsApp, Telegram, de transporte e localização, e a se proteger de golpes na internet e identificar fake news. “O Cidadão Tech 60+ trouxe autonomia, o que representa mais inclusão a estes idosos, agora aptos a se conectar com diversos serviços”, explicou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
As novas turmas estão com inscrições abertas em Goiânia, Senador Canedo, Catalão, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto. Para fazer a inscrição, o interessado pode procurar qualquer unidade dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios ou acessar o site abre.go.gov.br/cidadaotech60.