Em parceria com o Governo, prefeitura de Goiânia assume Centro de Referência em Convivência da Pessoa Idosa
Entrega das chaves foi realizada na manhã desta segunda-feira (26). A partir de agora, Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia vai administrar o CRCI do Jardim Novo Mundo
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, a Prefeitura de Goiânia, assumiu, na manhã desta segunda-feira (26), o Centro de Referência em Convivência da Pessoa Idosa, do Jardim Novo Mundo. Essa cessão atende aos critérios da Lei Orgânica da Assistência Social que, no artigo 13, estabelece que o Poder Executivo Estadual deve “estimular e apoiar técnica e financeiramente as associações e consórcios municipais na prestação de serviços de assistência social” e ao município, segundo o artigo 15, prestar os serviços de assistência social.
Localizado no centro da Praça Washington, o espaço conta com sete salas com espaços para cursos e estudos, além de cantina e um amplo pátio coberto, onde são realizadas atividades de lazer e comemorações. Coube à gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Seds, Daniela Fernandes, repassar as chaves à diretora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Goiânia, Maria Goreti Rodrigues.
Toda a estrutura física e mobiliária foi transferida para a prefeitura por meio de um Termo de Entrega e Recebimento de Imóvel. Temporariamente, a Seds cedeu ainda os dez servidores lotados na unidade que ficarão à disposição da prefeitura durante o período de transição. Com a posse do espaço, a Semas irá realizar as reformas necessárias para oferecer os serviços municipais à pessoa idosa da região. “A prefeitura oferecerá o mesmo atendimento à pessoa idosa, com mais atrativos. O Centro de Referência de Assistência Social [Cras] do Jardim Novo Mundo também funcionará dentro da unidade”, destaca a gerente da Seds.
A diretora da Semas reforça que essa parceria vai ampliar o trabalho e o atendimento à pessoa idosa da região. “Vai fortalecer os nossos vínculos para que possamos continuar com nosso trabalho, enriquecendo o trabalho do estado e aumentar a quantidade de atendimento para os nossos idoso, servindo a comunidade de uma forma muito maior e mais intensa”, destaca.
No local, está prevista a instalação de todos os serviços do Cras, como a emissão do Passaporte do Idoso, atendimento do serviço de convivência, aulas de artesanato, costura e forró, além do Ensino de Jovens de Adultos (EJA). “Muito obrigado ao Estado de Goiás por confiar essa tarefa para nós”, agradeceu Maria Goreti.