Goiás é condecorado Estado Amigo da Pessoa Idosa
Certificação foi dada pelo Ministério da Cidadania, que executa o programa federal
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), recebeu nesta quinta-feira (20) um certificado de “Estado Amigo da Pessoa Idosa”, dado pelo Ministério da Cidadania. A condecoração se deu durante o 1º Encontro Técnico da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, realizado pela manhã na Faculdade de Odontologia da UFG, em Goiânia.
O evento reuniu cerca de 180 pessoas, entre gestores e técnicos da área social de prefeituras, Seds, Ministério da Cidadania, representantes de entidades que trabalham na área e estudiosos do tema. O certificado da Seds foi recebido por Murilo Mendonça, chefe de gabinete que representou a secretária Lúcia Vânia no evento.
O objetivo do encontro foi disseminar informações e incentivar as prefeituras a aderir ao programa, que já conta com a adesão de 71 municípios em Goiás, todos representados no evento. A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Seds tem a meta de envolver todos os 246 municípios do estado nessa política pública até 2022.
“É gratificante saber que estamos no caminho certo, trabalhando lado a lado com as prefeituras no sentido de criar e principalmente manter políticas públicas que promovam a qualidade de vida da população idosa”, afirmou Murilo Mendonça em agradecimento ao representante do ministério, Leonardo Milhomem, diretor de Atenção à Pessoa Idosa da pasta.
Segundo Milhomem, o Brasil conta atualmente com quase mil municípios interessados em aderir à iniciativa. Ele lembrou que, conforme censo do IBGE, o país conta hoje com uma população de cerca de 29,6 milhões de pessoas idosas, número em constante crescimento nos últimos anos.
Inhumas e Morrinhos
“É um tema que envolve todas as secretarias. Pautar o envelhecimento é falar de transporte público, moradia, educação etc, e estamos aqui para trazer este movimento inédito, além de ensinar os municípios goianos a evoluir nessas questões que impactam no envelhecimento da população”, afirmou.
De acordo com Daniela de Paula Freitas Fernandes, gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Seds, Goiás recebeu outra boa notícia no evento, ao saber do representante do ministério que as cidades de Inhumas e Morrinhos também serão condecoradas em função do trabalho que vêm realizando com políticas públicas para idosos.
A honraria será concedida em evento a ser agendado em Brasília. De acordo com Daniela, as duas cidades apareceram bem posicionadas no mapeamento de boas práticas do programa do ministério. “Inhumas por realizar um bom curso de formação para cuidadores de idosos e Morrinhos por manter um espaço de convivência que promove práticas de vida saudável ao seu público de idosos”, explicou.