Governo de Goiás instala delegacia em Alto Paraíso para conter violência doméstica
Medida foi anunciada por Ronaldo Caiado e se soma a uma série de ações que estão sendo adotadas na cidade para combater os crimes, entre elas os grupos reflexivos para autores e vítimas e a ativação do Conselho Municipal da Mulher
Em sua live semanal, nesta sexta-feira, 23, o governador Ronaldo Caiado anunciou a instalação de uma delegacia da Polícia Civil em Alto Paraíso de Goiás. “O delegado está lá na cidade e nós vamos também fazer um combate duro em cada uma das regiões”, disse o governador, referindo-se ao enfrentamento à violência doméstica em todo o Estado. O delegado titular que até então atendia no município era de Formosa, a 183 quilômetros da cidade. Caiado anunciou também a criação do Grupo Especial de Investigação de Estupros no Estado
A instalação da delegacia em Alto Paraíso atende a uma solicitação da secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, que, desde a morte de Oigna Rodrigues da Silva, de 43 anos, vítima de violência física e estupro, no mês de setembro, vem coordenando o fortalecimento da rede de proteção à mulher na cidade. Apesar de ser um município de cerca de 7 mil habitantes, Alto Paraíso tem registrado crescimento nos índices de violência contra mulher.
Lúcia Vânia se reuniu virtualmente, no início de outubro, com o prefeito do município, Martinho Mendes, o juiz Eduardo Ricco, o representante do Ministério Público, promotor Márcio Vieira. Representantes da comunidade local, como a professora e pesquisadora Priscila Martins, também participaram da reunião, para discutir ações de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade.
A reunião virtual foi realizada após uma visita técnica da superintendente da Mulher e da Igualdade Racial, da Seds, Rosi Guimarães, e da presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Ana Rita, ao município, para fazer um diagnóstico das vulnerabilidades no enfrentamento à violência doméstica na região. Em uma segunda visita, uma equipe da Seds se reuniu novamente com o promotor Márcio, que está à frente das ações em Alto Paraíso.
Além da instalação da delegacia, o Governo de Goiás, por meio da Seds, está realizando um trabalho de atendimento às vítimas, no modelo dos grupos reflexivos que a Seds já disponibiliza para as mulheres vítimas e autores de violência. Outras ações também estão em andamento na cidade, como a ativação do Conselho Municipal da Mulher, a instalação de um centro de referência de apoio às famílias e pessoas em situação de risco social por violação de direitos e a inclusão do programa Lei Maria da Penha nas Escolas, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).
“O objetivo é romper a cultura machista desde o ensino básico, por meio do projeto Educação e Justiça – Maria da Penha na Escola, e a capacitação dos profissionais da educação municipal”, explica Rosi Guimarães.
“Todas essas ações integram o Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que em novembro agora completa um ano, e demonstram o compromisso do governador Ronaldo Caiado com o combate a essa chaga que é a violência doméstica”, afirma Lúcia Vânia.
Relatora da Lei Maria da Penha no Senado, ela afirma que a lei só será eficaz se o poder público garantir os equipamentos de prevenção, investigação e punição para esses crimes. “A delegacia de Alto Paraíso é um passo importante nesse rumo. ”
Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás