Governo de Goiás doa óculos especiais a estudantes com deficiência visual

O governo de Goiás doou 68 óculos especiais para estudantes com deficiência visual, nesta quarta-feira, 5, na sede da Secretaria de Educação, em Goiânia. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, que destacou que a meta é beneficiar todas as crianças com deficiência visual até o fim deste ano. “Essas crianças terão com esses óculos as mesmas oportunidades das demais, fazendo também um resgate da autoestima de cada uma delas”, afirmou o governador.

Os óculos estão incluídos no investimento de mais de R$ 26 milhões que o governo destinou à comunidade escolar goiana entre obras de reformas e ampliações de unidades escolares, ônibus para prefeituras, quimonos e luvas para os praticantes de artes marciais que estão inseridos em programas da rede estadual; além de sapatos e mochilas que serão entregues aos estudantes no início do ano letivo de 2021.

O acessório inteligente conta com tecnologia israelense e auxilia a leitura dos jovens, tornando-os independentes do braile. O aparelho consegue ler imagens e textos, tanto impressos quanto virtuais, e ainda reconhecer rostos, identificar cores e cédulas em dinheiro, decifrar códigos de barras, entre outras funções. Os óculos foram adquiridos pelo estado, sendo que 17 foram doados pela organização não-governamental (ONG) Movimento Bem Maior.  

A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, enalteceu a iniciativa do governador Ronaldo Caiado em beneficiar com os óculos os estudantes com deficiência visual. “Vai garantir que eles tenham as mesmas condições de aprendizagem que os colegas.” 

Lúcia Vânia ressaltou que igualar as oportunidades de educação é uma das melhores ferramentas de justiça social. 

 

Dados sobre deficiência visual no Brasil

Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Desse total, 528 mil são incapazes de enxergar (cegos) e outros 6 milhões possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). 

Os dados mostram também que cerca de 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo