Goiás Social realiza curso sobre direitos humanos para servidores municipais

Qualificação tem o objetivo de capacitar profissionais de diversas áreas da Assistência Social na prestação de atendimentos a grupos específicos

Foto: Wagnas Cabral/Seds

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) realizou, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, o curso “Goiás pela Diversidade”. A formação, que está em sua 7ª edição, é destinada aos servidores públicos estaduais e municipais. A finalidade é garantir acolhimento e respeito aos grupos específicos no atendimento prestado nas diversas áreas da Assistência Social em todo o estado.

A capacitação do Goiás Social abordou questões sobre infância e adolescência, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população negra, povos originários e comunidade LGBTQIA+. Foram promovidas ainda palestras e atividades práticas para melhoria da atuação desses profissionais no suporte prestado nas secretarias. A carga horária é de 20 horas.

Para o secretário Wellington Matos, os servidores são a ponte de acesso do cidadão com as políticas públicas, e precisam estar preparados para o diálogo e escuta de forma empática. “Nós, enquanto servidores públicos, precisamos entender os conceitos e nos colocar no lugar do outro na forma de nos comunicar. Isso é muito importante ao trazer e levar demandas às prefeituras e ao estado”, destaca.

Rogério Araújo, gerente da Diversidade Sexual, afirma que a formação é fundamental para assegurar o embasamento necessário neste tema aos colaboradores, independente de suas áreas de serviço. “Os direitos humanos são a base para todo e qualquer tipo de trabalho desenvolvido com grupos em situação de vulnerabilidade social”, reforça.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Chat Goiás Social
Atendimento Gal
Fale com a Gal
Acessar o conteúdo