Goiás Social promove retorno de 19 pessoas para seus locais de origem por meio do programa De Volta Para Casa
Equipes da Seds estiveram na Rodoviária de Goiânia para o acompanhamento das pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), promoveu, através do programa De Volta Para Casa, o retorno de 19 pessoas em situação de rua aos seus locais de origem. A ação, que visa dar a oportunidade a reintegração familiar e social para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, oferece passagem de ida e um kit alimentação para ser consumida durante a viagem. Os solicitantes partiram da Rodoviária de Goiânia a estados de várias partes do Brasil.
Os solicitantes devem estar inseridos no Cadastro Único, documento com foto ou boletim de ocorrência e apresentar um contato no município de origem. O beneficiário deve, ainda, assinar uma declaração afirmando o seu desejo de voltar para casa.
A iniciativa, que acontece em conjunto com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Goiânia (Centro Pop), contou ainda com uma roda de conversa para apresentação das políticas de assistência executadas pelo Goiás Social. O encontro teve como foco dois pontos: entender as razões que as levam as pessoas para a condição de rua e quais as medidas necessárias para tirá-las dessa situação.
Ana Luisa Freire, superintendente de Direitos Humanos, afirma que além das passagens e alimentação, as equipes da Seds fazem o acompanhamento para que o solicitante não retorne para a situação de rua no seu município de destino. “Contactamos os familiares, vínculos e possibilidades de trabalho para que ela continue com dignidade. É o começo, meio e fim de uma trajetória para um novo começo de vida”, ressalta.
Para Daniel Gonçalves, que embarca para a cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, o programa é a chance para a reescrita de uma nova história por meio da reintegração social. “Quem estiver em situação de rua ou em vulnerabilidade social, procure a Seds. Essa é a oportunidade para voltarem para os seus familiares e terem uma vida digna perto de quem realmente ama e cuida de vocês”, reforça.
Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás


