Goiás Social leva capacitação sobre pessoas com deficiência para região do Vale do São Patrício
Formação já contemplou todas as regiões do estado com informações e orientações sobre atendimentos para este tipo de público

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou a capacitação regional sobre pessoas com deficiências para servidores, gestores e técnicos da assistência social, na cidade de Rialma. O conteúdo foi repassado com o foco no atendimento a pessoas com deficiência de forma digna e inclusiva. Participaram da formação profissional dos municípios de Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Ceres, Crixás, Guaraíta, Guarinos, Ipiranga de Goiás, Itapaci, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Nova Glória, Pilar de Goiás, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, São Patrício e Uruana.
As formações são conduzidas pela Gerência da Pessoa com Deficiência da Seds e abordam marcos legais, protocolos de atendimento e políticas públicas disponíveis. O objetivo é garantir que os servidores tenham as ferramentas necessárias para oferecer um atendimento eficaz e empático, respeitando as particularidades de cada pessoa.
Para o gerente de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélio Fogaça, é fundamental levar o acesso a informações sobre os direitos das pessoas com deficiências para proporcionar mais cidadania e acesso a benefícios que melhoram sua qualidade de vida. “Ao falar sobre esses direitos, permitimos às pessoas o acesso a educação, qualificação e até inserção no mercado de trabalho”, comentou ele.
Durante todo o ano de 2025, as equipes da Seds realizaram capacitações em 18 regionais definidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), com o objetivo de melhorar o serviço oferecido às pessoas com deficiência nos 246 municípios goianos.
Secretario de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás


