Goiás Social e Conem realizam entrega de kits do projeto Desapega
Ação promove o empreendedorismo e fortalece a independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade
O Conselho Estadual de Mulheres do Estado de Goiás (Conem), por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e do Goiás Social, realizaram, nesta quinta-feira (21/11), a entrega de 21 kits do projeto Desapega. Destinados às mulheres em situação de vulnerabilidade, os kits contém, aproximadamente, 50 peças, entre roupas, sapatos e acessórios, adquiridos por meio de doação. A seleção aconteceu por meio do CadÚnico, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminismo.
Segundo a presidente do Conem, Rosi Guimarães, a iniciativa é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e o Encontro de Brechós, e celebra os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. “Reunimos 21 mulheres que estão integradas nos programas do Goiás Social, como o Mães de Goiás e Goiás Por Elas. Mobilizamos a sociedade com a doação de peças, assim como as mulheres, com a geração de renda, oportunidades e promoção da independência financeira”, destaca.
Além das entregas, as selecionadas ainda tiveram orientação sobre os benefícios do Goiás Social, como o Crédito Social e o curso Aprender a Empreender Social, que possibilitam a profissionalização com a transferência de recursos e capacitação. De acordo com o secretário Wellington Matos, a preocupação é garantir que as mulheres rompam o ciclo da violência e transformem suas realidades. “Atuamos na linha de frente da criação de projetos que promovam a autonomia feminina para que todas as goianas possam ser as donas de suas vidas”, ressalta.
Lançado em outubro, o Desapega tem o intuito de capacitar e empreender, promovendo novas perspectivas às mulheres em situação de vulnerabilidade no Estado de Goiás. Durante o evento de entrega, as beneficiárias puderam aprender sobre organização, precificação e curadoria de peças. Silvia dos Santos Coelho, uma das escolhidas, expressou sua alegria ao receber um dos kits. “Peguei sapatos, bolsas, colares e até roupa masculina. Estou muito grata, comecei a montar alguns looks e já tirar as fotos para dar inícios às vendas”, afirma.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás