Goiás Social capacita servidores de 35 municípios para fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente

Formação abordou conteúdos práticos e informativos, além de promover o debate sobre temas como saúde, educação e assistência social

Foto: Wagnas Cabral

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou, nos dias 20 e 21 de agosto, uma capacitação para a formação e ação para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal de Senador Canedo, e reuniu conselheiros tutelares e representantes da Assistência Social de 30 municípios do Centro-Sul Goiano e região de Pirineus.

A capacitação é uma iniciativa da Seds, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), e contou com uma programação que abordou temas como o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), Comitês de Participação de Adolescentes (CPAs), estratégias de captação de recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) nos municípios e rodas de conversa.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Edealina, Edéia, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pirenópolis, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Terezópolis de Goiás, Varjão, Vianópolis e Vicentinópolis.

Ricardo Costa, superintendente da Criança, Adolescência e Juventude, destaca que o objetivo é qualificar toda a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em Goiás para a melhoria da execução de políticas públicas neste âmbito. “Trabalhamos efetivamente para que, cada vez mais, essa rede funcione, se aprimore e atue em prol das crianças e adolescentes”, frisa.

Discurso reafirmado pela conselheira tutelar de Senador Canedo, Agneide Oliveira, que destaca a relevância desse tipo de qualificação no atendimento prestado nos municípios. “É de grande importância para nós, conselheiros tutelares, porque essa informação veio ao encontro do trabalho diário que realizamos com as crianças e adolescentes, que é defender o direito de cada uma delas”, reforça.

Foto: Wagnas Cabral

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo