Goiás está entre os 10 primeiros em ranking nacional sobre qualidade dos serviços oferecidos pelos centros de assistência social
Estado ocupa sétima posição comparado às outras 26 unidades federativas. Nota foi de 3,65, em pontuação que vai de zero a 5, em índice vinculado ao Ministério da Cidadania. Avaliação considera resultados de 2019
O Estado de Goiás ocupa a sétima colocação nacional no quesito prestação de serviços à população nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com média 3,65, numa escala de zero a 5. O líder é o Rio Grande do Norte, com nota 3,92. Os dados são do Índice de Desenvolvimento do Cras (IDCras), da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, referentes a 2019.
“Os resultados são frutos dos esforços, no Governo de Goiás, da Secretaria Desenvolvimento Social (Seds), em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social dos 246 municípios do Estado. E queremos continuar melhorando”, destaca a secretária da Seds, Lúcia Vânia. Os Cras são a porta de entrada para programas como o Bolsa Família e o Criança Feliz, do governo federal.
A superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds, Luiza Vitor, explica que o índice consiste em um conjunto de indicadores que buscam capturar, de forma aproximada e comparativa, a qualidade dos serviços prestados à população por meio dos Cras.
O indicadores do questionário respondido pelas unidades, que faz parte do censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), são compostos por informações que retratam três dimensões: estrutura física, recursos humanos e serviços e benefícios. Essas dimensões são divididas em 11 blocos.
“As notas atribuídas vão de 1 a 5, em que 1 representa as situações mais distantes do padrão almejado e 5, as situações que mais se aproximam dos padrões de qualidade”, explica a superintendente.
Luiza destaca que a análise dos indicadores permite que o Governo de Goiás, por meio da Seds, aprimore suas habilidades e competências para monitoramento e apoio técnicos aos municípios, além de fornecer informações oficiais e os indicativos de proteção social ofertada e realizada.
A secretária Lúcia Vânia ressalta o trabalho da Seds em apoio aos profissionais dos Cras que, segundo ela, são essenciais para que se possa oferecer à população esse serviço de qualidade. Frequentemente, são promovidos treinamentos e seminários para capacitação desses trabalhadores, que fazem parte da rede de proteção social.
“Os agentes da assistência social são profissionais extremamente importantes para a comunidade, notadamente nesse período de pandemia. E atender os mais vulneráveis é o nosso foco”, pontua a titular da Seds.
Comunicação Setorial – Seds