Experiência exitosa do Programa Criança Feliz em comunidades ribeirinhas do Vale do Araguaia é apresentada em live
Município de São Miguel do Araguaia, incluindo o povoado de Luiz Alves, tem 200 beneficiários, entre gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Em Goiás, 123 cidades contam com mais de 980 profissionais municipais dedicados a trabalho de visita domiciliar
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), por meio da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz, realizou, nesta quarta-feira (11/08), uma live em que apresentou a experiência exitosa do município de São Miguel do Araguaia, em Goiás, nos atendimentos às gestantes e a crianças de 0 a 6 anos residentes na comunidade ribeirinha do Vale do Araguaia.
O evento on-line faz parte da programação do Mês da Primeira Infância, iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.
O Programa Criança Feliz tem como público prioritário as gestantes e as crianças na primeira infância. Ele é executado no Estado desde 2017 e alcança hoje 123 municípios, com mais de 980 profissionais municipais dedicados ao trabalho de visita domiciliar. A psicóloga e coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Cristiane Cruvinel, disse estar muito feliz de participar da agenda nacional do Mês da Primeira Infância apresentando o trabalho realizado pelo município de São Miguel do Araguaia junto à comunidade ribeirinha de Porto de Luiz Alves.
“Ao longo destes anos de existência em nosso Estado, o Programa já visitou mais de 25 mil beneficiários e suas famílias, o que representa o fortalecimento da presença de assistência social nos territórios, o aumento no acesso da população mais vulnerável a serviços e políticas públicas e à promoção do desenvolvimento integral do público atendido. A responsabilidade e o compromisso com que o Estado e os municípios executam o programa indicam que a primeira infância é prioridade nos planos de governo”, afirmou Cristiane.
A gerente de Proteção Básica, Mônica Barcelos, salientou que os municípios goianos que fazem parte do Programa têm sido acompanhados com dedicação, profissionalismo e competência pela equipe estadual do Criança Feliz.
Silvano Macedo, gerente de Comunidades Tradicionais da Seds, lembrou dos benefícios entregues pelo Governo de Goiás durante a pandemia do Coronavírus para as comunidades ribeirinhas, levando máscaras, álcool e cestas básicas, por exemplo.
O município de São Miguel do Araguaia aderiu ao Programa em 2017, com 150 participantes. Em 2020, chegou a 200 beneficiários, o que inclui os moradores do povoado de Luiz Alves. Segundo a secretária de Assistência Social de São Miguel do Araguaia, “é preciso ter esse olhar diferenciado à primeira infância, pois é a fase em que a criança está mais propícia a aprender e a desenvolver o seu potencial”.
Evento do Mês da Primeira Infância
A programação do Mês da Primeira Infância segue até o dia 31 de agosto e inclui atividades, diálogos e debates sobre a importância da primeira infância, com representantes da sociedade civil e do Governo. Pesquisas indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda na formação e no desenvolvimento do seu potencial.
Um dos principais programas do Governo Federal voltado à Primeira Infância é o Criança Feliz, em que as famílias recebem, em casa, orientações de promoção ao desenvolvimento infantil. Este é o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância, e é considerado uma das seis iniciativas mais inovadoras no enfrentamento aos desafios globais da educação. Está presente em 2.902 municípios brasileiros, sendo 123 deles em Goiás.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás