Comunidades tradicionais participam do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas

Iniciativa da Semad reúne integrantes quilombolas e da sociedade civil para debater os desafios e o desenvolvimento climático sustentável

Foto: Semad

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) participou, nesta quinta-feira (12/02), da 4° Reunião Ordinária do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas. Representado pela equipe da Superintendência da Igualdade Racial, a Seds integrou a discussão com representantes de comunidades tradicionais e quilombolas relatando as suas dificuldades vividas no contexto das crises climáticas.

O fórum é uma instância consultiva, destinada a debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos desafios das mudanças climáticas em Goiás. O objetivo é alinhar esforços entre setor público e sociedade civil para a conservação ambiental e o progresso socioeconômico. Outra função do encontro é propor e apoiar a implementação de estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável no estado.

Representantes de comunidades quilombolas e povos tradicionais estiveram presentes para debater, apoiar e apresentar soluções de problemas que eles também passam nas suas localidades.

Para a superintendente da Igualdade Racial, Rosi Guimarães, a participação de representantes de várias comunidades é de suma importância. “É um ambiente de discussão sobre a justiça climática. Comunidades quilombolas e tradicionais estão presentes não só para falar de altas temperaturas, secas ou chuvas, mas de quem sente primeiro esses impactos”, ressaltou ela.

Neste fórum também foram eleitos representantes que passarão a compor as mesas de discussões, trazendo temáticas e representações para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado de Goiás.

Foto: Semad

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Chat Goiás Social
Atendimento Gal
Fale com a Gal