CIP do 7º Batalhão oferece atividades culturais aos reeducandos
Os reeducandos do Centro de Internação Provisória (CIP) para menores, localizado no 7º Batalhão da Polícia Militar, em Goiânia, recebem atividades culturais dentro do programa socioeducativo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do governo de Goiás.
Conforme explica a coordenadora-geral da unidade, Thaisa Santos, em uma dessas atividades são realizados atendimentos grupais para trabalhar curtas metragens da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Nela, os reeducandos têm contato com cinema, cultura e educação em direitos humanos.
“Antes de assistirem aos filmes, são esclarecidos aos socioeducandos a proposta da Mostra Nacional, os objetivos e a relevância da atividade. Os filmes oportunizam debates e questionamentos sobre o que os adolescentes assistiram”, explica Thaísa.
Durante os debates, realizados após as apresentações dos filmes, são feitas perguntas, pontuações e correlações com o cotidiano e ou histórias pessoais vivenciadas. “Com esse trabalho temos o objetivo de promover reflexões, ampliar as visões de mundo e estimular as ressignificações e sensibilizações quanto às problemáticas enfocadas.”
“Os adolescentes demonstraram bastante interessante pelos temas abordados e participaram das conversas”, garante Thaísa.
Outra atividade que também envolve cultura e socialização são as oficinas realizadas pela arteterapeuta Zilda Maria, nos períodos vespertino e matutino, em quatro dias da semana. “As oficinas proporcionam aos adolescentes a oportunidade de desenvolverem novas habilidades, explorando a imaginação e a criatividade.”