Centro de Referência Estadual da Igualdade – Crei
CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DA IGUALDADE
O que é o Crei?
O Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei) é uma unidade de atendimento que realiza o atendimento psicológico, social e orientação jurídica a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O serviço do Goiás Social tem por objetivo fornecer acolhimento e prestar atendimentos especializados a mulheres que sofreram violência.
Sobre este serviço
A equipe de atendimento do Centro de Referência Estadual da Igualdade realiza o acolhimento, buscando minimizar possíveis consequências traumáticas da violência e realizar encaminhamentos que potencializem o enfrentamento da situação de violência vivenciada. O atendimento também esclarece quaisquer dúvidas da mulher assistida e contribui para que a rede de proteção cumpra o seu papel.
Em caso de perigo à integridade física, realiza-se a sugestão de registro de ocorrência e solicitação de medida protetiva de urgência. O pedido pode ser realizado pela Delegacia da Mulher ou delegacias comuns no município em que não houver atendimento especializado. Em Goiânia, aa unidade fica na Rua 24, nº 203, Qd. 49, Lt. 27, Centro – CEP: 74030-060. Os telefones de plantão da Delegacia da Mulher de Goiânia são (62) 3201-2013 e (62) 3201-2801. A mulher que procura ajuda, relatando estar sofrendo violência doméstica e familiar, deve ser direcionada a procurar uma delegacia especializada no atendimento à mulher para registro da ocorrência ou, em caso de emergência, deve acionar a Polícia Militar por meio do aplicativo Mulher Segura, que conecta a viatura mais próxima para atendimento.
Quem pode acessar o serviço?
Mulheres em situação de violência, independentemente do registro de ocorrência.
O Crei não fornece e não fornece atendimento especializado para crianças. Deve-se buscar a rede especializada mais próxima ao local da assistida, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi).
Como funciona o atendimento?
O atendimento se inicia por meio da demanda espontânea ou encaminhamento de alguma instituição da Rede de Atendimento à Mulher. A partir do primeiro contato, a equipe realiza a triagem com a identificação do tipo de atendimento demandado. Em caso de alta demanda, pode haver lista de espera para início do atendimento. O acompanhamento é realizado de forma focal nas situações de violência. Ao longo dos atendimentos, avalia-se também a necessidade de encaminhamentos a partir do relato do caso.
Objetivos:
- Fornecer amparo a mulheres em situação de violência;
- Fortalecer mulheres a partir da escuta qualificada;
- Realizar a psicoeducação para que mulheres desenvolvam ferramentas de proteção à violência;
- Realizar encaminhamentos responsáveis para o atendimento global à demanda das mulheres assistidas.
Mais informações:
Site: goias.gov.br/social
E-mail: crei.seds@goias.gov.br
Telefone: (62) 3201-7489
WhatsApp: (62) 98270-0214
Presencial: Seds – Superintendência da Mulher, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, n 332, Bloco B, térreo, Setor Central, Goiânia – GO.
Horário: das 8 às 17h
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás