Central dos Grupos Reflexivos Sobre Gênero e Violência Doméstica

O que é a Central dos Grupos Reflexivos sobre Gênero e Violência Doméstica?

É o serviço de recebimento e encaminhamento dos supostos autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Tem por objetivo direcionar supostos autores que têm a obrigação, por meio de medida protetiva de urgência, de participar de grupos reflexivos para educação e responsabilização do autor.

Sobre este serviço

A Central dos Grupos Reflexivos sobre Gênero e Violência Doméstica define diretrizes para a realização de Grupos Reflexivos e recebe encaminhamentos do Poder Judiciário da Região Metropolitana. 

O Grupo Reflexivo tem por objetivo oferecer espaço permanente de caráter educativo, formativo e pedagógico, destinado à conscientização e responsabilização dos autores de violência doméstica e familiar, conforme prevê a Lei Maria da Penha.

Instituições acompanhadas pela Central dos Grupos Reflexivos sobre Gênero e Violência Doméstica realizam encontros periódicos conduzidos por profissionais habilitados a fim de que os autores se responsabilizem pela violência cometida e não reincidem na prática violenta.

A quem se direciona a Central de Grupos Reflexivos na Região Metropolitana?

O atendimento está voltado aos supostos autores de violência doméstica e familiar que tenham sido determinados a participar de grupos como uma medida protetiva de urgência.

Porém, não podem participar dos grupos reflexivos sobre gênero e violência doméstica acompanhados pela Central aqueles que:

  • Se envolveram com qualquer crime contra a liberdade sexual;
  • Dependentes químicos com comprometimento;
  • Portador(a) de transtornos mentais/psicológicos severos;
  • Se envolveram com crimes dolosos contra a vida;
  • Apresentem comportamento prejudicial ao funcionamento do grupo;
  • Cumpram pena privativa de liberdade em regime fechado.

Como funciona?

O suposto autor de violência recebe uma intimação que determina o seu comparecimento ao Centro de Referência Estadual da Igualdade para encaminhamento ao Grupo Reflexivo. Os Grupos Reflexivos são uma determinação judicial. A Central dos Grupos Reflexivos da Seds realiza o atendimento de triagem. Em acordo com os grupos cadastrados e previsão de data de início, a coordenação da Central dos Grupos Reflexivos realiza o encaminhamento. Depois, a própria coordenação do grupo cadastrado entra em contato para realizar a entrevista e o início dos encontros. Eles acontecem uma vez por semana, com uma média de 10 a 12 encontros, a depender do grupo. As reuniões duram em torno de uma hora, e abordam vários assuntos, entre eles a violência doméstica. Depois da participação do suposto autor, são encaminhados certificados de conclusão e a Central de Grupos Reflexivos informam a conclusão desta ação no processo judicial que determinou a participação.

Objetivos

1 – Propiciar um ambiente reflexivo que favoreça a resolução pacífica dos conflitos com caráter pedagógico; 

2 – Propiciar espaços de escuta e reflexão que geram um processo de auto responsabilização;

3 – Propiciar discussão acerca da Lei Maria da Penha no contexto de violência doméstica e familiar com atuação na promoção de igualdade de gênero, considerando as variadas situações vivenciadas; 

4 – Acompanhar os autores de violência doméstica em razão do cumprimento da medida judicial imposta pelo período e condições estabelecidos pelo programa; 

5 – Atuar de maneira articulada e integrada com instituições governamentais ou não governamentais no sentido de fortalecer o combate à violência praticada contra a mulher;

6 – Romper o ciclo de violência.

Mais informação:

Site: goias.gov.br/social

E-mail: cgreflexivos.seds@gmail.com 

Telefone: (62) 3201-7489

WhatsApp: (62) 98306-0318 

Presencial: Seds – Superintendência da Mulher, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, n. 332, Bloco B, térreo, Setor Central, Goiânia – GO.

Horário: das 8h às 17h

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo