Seds discute situação do trabalhador via videoconferência
Por meio de videoconferência, realizada na manhã desta quarta-feira, 25, o superintendente do Trabalho, Emprego e Geração de Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Gilberto Silvério da Silva, se reuniu com o secretário de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia, Fernando Holanda Barbosa Filho para tratar de temas importantes para os trabalhadores nesse momento de crise devido à pandemia de coronavírus.
A manutenção da renda, paralela à urgência de se evitar a contaminação do coronavírus, é também uma das preocupações do Governo de Goiás. “Vamos cuidar da saúde de todos os goianos, sem nos descuidar da renda. Estamos focados em garantir que todos atravessem essa crise com os menores impactos negativos possíveis”, afirma Lucia Vânia, titular da Seds.
Uma das pautas da reunião foi o apoio que o governo federal anunciou que dará aos trabalhadores informais que tiveram a renda prejudicada pelo isolamento da população. Segundo o superintendente, o valor inicial de R$ 200,00, já anunciado pelo governo federal, pode ser aumentado. A medida será objeto de uma Medida Provisória, que irá definir também como esse recurso irá chegar às mãos do trabalhador informal, se por meio do Cadastro Único ou de outro cadastro.
Outro tema da reunião foi o seguro desemprego. De acordo com Fernando Filho, a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia está discutindo uma compensação para os trabalhadores que forem demitidos em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Segundo Gilberto Silva, essa compensação também será definida por Medida Provisória a ser encaminhada nos próximos dias ao Congresso Nacional.
Em Goiás, o trabalhador que precisar solicitar seguro desemprego já pode fazê-lo pelo celular, por meio do aplicativo Sine Fácil, um aplicativo gratuito para celulares (sistemas operacionais Android e iOS). Pela ferramenta, é possível solicitar o seguro desemprego e acompanhar a evolução do pedido, bem como realizar outras ações como procurar por vagas de emprego.
O seguro desemprego também pode ser solicitado por meio da Carteira de Trabalho Digital, cujo aplicativo também já está disponível para o trabalhador goiano. A partir de agora, o documento não será mais emitido na versão impressa nos postos do Sine em Goiás e é preciso que todo trabalhador migre o documento para a versão digital
Na videoconferência, foram tratadas também das ações para qualificação e recolocação do trabalhador no mercado de trabalho, caso seja demitido. Entre as medidas elencadas estão a disponibilização, pelo Sine, de uma plataforma online com mais de 500 cursos de qualificação.
Para os próximos meses, será lançado um sistema de “voucher” de qualificação onde as empresas poderão qualificar seus trabalhadores e candidatos a vagas de emprego. O trabalhador não terá custos para esta qualificação.
Também no Sine, em breve, terá um sistema com nova configuração onde as empresas poderão selecionar diretamente os trabalhadores de seu interesse e os trabalhadores poderão escolher as empresas para se candidatarem a uma vaga. Esse novo sistema dará acesso, portanto, tanto à empresa quanto ao trabalhador, além de permitir que o Sine siga realizando seu trabalho de intermediação nessa relação.
Segundo o gestor do Ministério da Economia, uma nova plataforma está sendo desenvolvida para receber a demanda de qualificação necessária aos trabalhadores. A ideia é ter novos instrumentos de qualificação e direcionamento que permitirá ao trabalhador uma melhor condição de empregabilidade.
Comunicação Setorial Seds
25/03/2020