Goiás se destaca na Ebapi com projetos de dois municípios
Os município de Inhumas e Morrinhos foram destaque nacional em seleção feita pela Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), do Ministério da Cidadania, dentro do Mapeamento de Boas Práticas em Ações Voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa, feito pelo Departamento de Atenção ao Idoso nos municípios que aderiram à Ebapi.
Em Goiás, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Superintendência de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, é a responsável pelas políticas públicas de apoio à pessoa idosa.
Para o mapeamento foram recebidas 177 experiências de 124 municípios brasileiros, sendo que alguns apresentaram mais de uma experiência para apreciação. Elas foram distribuídas em dimensões da estratégia.
Inhumas foi destaque na de Saúde, Apoio e Cuidado, com o projeto Formação de Cuidador de Idosos Trabalhadores de ILPIS. Já Morrinhos foi na de Respeito e Inclusão Social, com o Projeto Espaço de Convivência Vida de Movimento Saudável.
As experiências, de acordo com o Ministério da Cidadania, foram apreciadas por um comitê avaliador composto por representantes dos ministérios parceiros da Ebapi, sendo o da Cidadania; o da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e o da Saúde; além da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); e a Organização Mundial da Saúde (OMS).