Seds começa por Formosa retomada das obras no socioeducativo

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) iniciou neste mês, pela unidade de Formosa, as obras de reforma e construção de Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) no estado. Ao todo, serão reformadas ou construídas sete unidades nos municípios de Formosa, Itumbiara, Luziânia, Itaberaí, São Luís de Montes Belos, Caldas Novas e Porangatu.

A secretária Lúcia Vânia, titular da Seds, diz que, além de oferecer mais conforto aos menores e melhores condições de trabalho aos servidores, as novas unidades do sistema socioeducativo goiano vão sediar uma reformulação da política de atendimento e reeducação dos menores. 

“Nós vamos colocar escola em tempo integral, atividades de capacitação, esporte e lazer, fazendo com que esses jovens tenham de fato a chance de se recolocar na vida de suas comunidades”, ressaltou Lúcia Vânia.

O Case de Formosa, que comporta 80 adolescentes divididos em oito alas, terá reformas de alvenaria, sistemas elétrico e hidráulico, telhado e pintura. Um grande galpão para oficinas de profissionalização dos menores será erguido e o trânsito entre as alas e a unidade escolar do Case ganhará passarelas cobertas, explica o coordenador geral da unidade, Robson Moreira.

“Teremos uma readequação da unidade de modo a evitar vandalismo e contemplando o que preconiza o ECA [Estatuto da Criança e Adolescente]. Os chuveiros, por exemplo, passarão a ser alimentados por energia solar”, exemplifica Robson Moreira, ao falar das inovações da reforma. A previsão de conclusão na unidade é de quatro meses, com inauguração agendada para 15 de abril próximo.

Cronograma

Na sequência da entrega da reforma do Case de Formosa, outras unidades do sistema socioeducativo serão inauguradas. Segundo o chefe de gabinete da Seds, Murilo Mendonça, o cronograma das obras prevê a entrega da unidade nova de Itumbiara logo depois da de Formosa. 

Até julho será finalizada a reforma do Case de Luziânia. No segundo semestre serão entregues as novas unidades de Itaberaí (setembro), São Luís de Montes Belos (novembro), Caldas Novas (dezembro) e Porangatu (fevereiro do próximo ano). 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo